Como tratar a DTM – Disfunção na Articulação temporomandibular

por set 29, 2022Distúrbios da ATM, Distúrbios do Sono, Problemas Bucais, Uncategorized0 Comentários

Além de saber como tratar a DTM, nesse artigo você vai conhecer os sintomas e cuidados que deve ter com a articulação temporomandibular.

Ranger os dentes, mandíbula pressionada e dor ao abrir a boca são alguns indícios de disfunção na articulação temporomandibular, também conhecida por DTM.

Existem outros sintomas associados a ATM como dor de ouvido e rigidez no pescoço. Grande parte dos problemas apresentados podem ser facilmente resolvidos.

Veja a seguir o que é ATM, como proceder e quais os sintomas nos casos de DTM.

O que é Articulação temporomandibular?

A articulação temporomandibular é comumente chamada de ATM. Essa articulação está localizada na base do crânio em frente à estrutura da orelha e liga o maxilar inferior (mandíbula) ao maxilar superior (maxila).

Embora seja uma articulação, assim como muitas que possuímos em nosso corpo, a ATM tem uma estrutura diferenciada.

É composta por uma protuberância arredondada da mandíbula que se encaixa em uma reentrância no crânio, e por uma estrutura em forma de disco situada entre esses dois ossos (o disco articular), formada por um tipo de osso macio chamado cartilagem.

Essas três partes da ATM são unidas por ligamentos provenientes de diferentes partes da cabeça e do pescoço, que ajudam a sustentar a mandíbula e orientar seus movimentos. Vários músculos estão conectados a esses ligamentos, e muitos ajudam no movimento da mandíbula.

Como a ATM funciona?

A ATM tem duas maneiras de funcionar, sendo a primeira como uma dobradiça, que simplesmente abre e fecha a boca, tal como a dobradiça de uma porta.

A segunda forma de funcionamento da ATM é um movimento de deslizamento chamado translação, no qual a mandíbula se move para baixo e para frente.

Esse movimento ajuda a ATM a se deslocar para trás e para frente e de um lado para o outro para realizar ações como comer, bocejar e cantar, por exemplo

Continue a leitura para saber como tratar a DTM.

Por que as pessoas devem se preocupar com a ATM?

De acordo com a explicação acima, é possível perceber como essa articulação é complexa e extremamente importante!

Ainda assim, como qualquer outra articulação do corpo, a ATM pode ser fraturada, ficar inchada e dolorida. Essas dores e desconfortos podem limitar os movimentos da mandíbula, fazendo com que a dor irradie para a cabeça e o pescoço.

DTM – o que é?

Chamamos de DTM a Disfunção temporomandibular que prejudica e causa diversos problemas, ou seja, a DTM pode afetar a própria articulação – isto é, a ATM – ou então a musculatura da mandíbula.

Embora, uma fratura no disco articular propriamente dito seja rara, esse disco pode se deslocar, causando dor intensa e inchaço.

Ao contrário de outras articulações, como joelho e quadril, a artrite da ATM é muito rara e difícil de ser tratada apenas com medicamentos anti-inflamatórios. No entanto, a dor na ATM é frequentemente temporária e o principal: pode ser evitada!

Para tratar a DTM, consideramos a gravidade do problema em avaliação por um dos nossos profissionais.

Principais sintomas da DTM

Observa-se que, a maioria dos sinais e sintomas está relacionada à dores ou limitação para abrir a boca, como: dores de cabeça, zumbido e sensação de ouvido entupido, além de ruídos na articulação, por exemplo.

No entanto, sabemos que esses sintomas não são exclusivos de problemas na ATM e podem significar uma série de outros transtornos bucais, o que dificulta o diagnóstico da DTM.

Nesse sentido, sugerimos que façam check-ups regulares para manter sua saúde bucal em dia!

Veja mais indícios de DTM:

  • Dores no pescoço e nos ombros;
  • Mudança brusca no encaixe da mandíbula;
  • Sensação de “clique” ao abrir e fechar a boca;
  • Flacidez nos músculos dessa região;
  • Cansaço no rosto, principalmente ao mastigar.

Ranger os dentes é uma das principais causas de DTM

Primeiramente, é importante esclarecer que a dor na articulação temporomandibular (ATM) nem sempre tem origem na própria articulação e ligamentos relacionados. Essa dor pode ter origem em outros fatores e um dos mais comuns é a mordida cruzada, ou seja, dentes mal posicionados.

O hábito de ranger os dentes, por exemplo, pode se tornar prejudicial se os dentes estiverem desalinhados e alguns movimentos causarem atrito dos dentes uns contra os outros, provocando dor na articulação.

Entendo o “Bruxismo”

O Bruxismo é o ato de ranger os dentes enquanto dormimos, com isso o problema vai além, visto que durante o sono também pressionamos uma estrutura na outra, causando desgastes musculares da mandíbula.

Nesse sentido, a tensão aplicada sobre os músculos e dentes causa fortes dores e fadiga muscular na região da mandíbula.

Em consequência disso, a pessoa com essa disfunção sequer consegue movimentar a boca ou mastigar alimentos duros por conta da pressão gerada durante o sono.

Mas o que causa o ranger de dentes?

Alguns fatores, isolados ou combinados, podem causar o bruxismo.

Estresse

Quando nos encontramos em momentos estressantes ou que nos causam ansiedade, traduzimos isso em diversos sintomas. Ranger os dentes, por exemplo, é um desses sintomas.

O tratamento para bruxismo contém a utilização de protetores bucais que amortecem a pressão e podem ser utilizados para evitar o ranger dos dentes evitando as dores.

Ainda assim, a pressão aplicada sobre os músculos mandibulares só pode ser diminuída com o tratamento de sua origem.

Se a origem do bruxismo for estresse, aconselhamos o paciente a mudar seus hábitos para incluir atividades que aumentem sua qualidade de vida e reduzam o estresse.

Outra forma de tratar também pode recorrer ao uso de medicamentos, no entanto, cabe a avaliação do ortodontista para seguir com o tratamento adequado de acordo com o quadro do paciente.

Arcada dentária

Ranger os dentes durante o sono não está somente atrelado ao estresse e ansiedade, visto que alterações na mordida podem ser consequência da assimetria dos dentes.

Problemas congênitos na mandíbula ou outras condições de saúde, por exemplo, afetam a fala e a mastigação. Nesse sentido, a correção do posicionamento da mandíbula contribui para uma melhor qualidade de vida do paciente.

Tratar a DTM, em alguns casos, pode incluir a cirurgia ortognática.

Esse é um procedimento que tem o objetivo de colocar os maxilares em sua melhor relação, para promover uma melhor oclusão (mordida).

Além disso, ao colocar os maxilares no seu adequado posicionamento, automaticamente a face do paciente muda para melhor, ganhando harmonia facial.

Como manter a boa saúde da ATM?

Em primeiro lugar, consulte um dos nossos especialistas para verificar se você realmente tem uma disfunção na articulação temporomandibular.

Após a análise em consulta e, caso haja confirmação de alguma disfunção, buscamos a origem para tratar a DTM. Tanto as dores e desconfortos que você sente no momento, quanto as razões que o levaram a desenvolver a DTM.

Sendo assim, você terá que manter sua parte quanto a higienização bucal, pois essa também faz parte de uma boa saúde, além de ajudar a reverter o desgaste do esmalte dos dentes causado por um distúrbio da ATM.

Agora, você já tem todas as informações necessárias sobre AT e DTM, só o que você precisa é marcar uma consulta para que nossos profissionais possam avaliá-lo e orienta-lo quanto a melhor conduta no seu caso.

Esperamos o seu contato!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.