Em quais casos a dor de cabeça está relacionada com a saúde bucal?

por set 4, 2020Uncategorized0 Comentários

Você sabia que existem mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça? Alguns deles podem ter relação com doenças que atingem a saúde bucal. 

Estima-se que pelo menos 90% da população geral irá sofrer com esse desconforto em algum momento da vida, e o caminho para tratar o quadro parte da compreensão da sua causa, causas essas que ultrapassam os limites da localização anatômica, podendo ser fruto de agressões as mais diversas partes do corpo, inclusive ao sorriso. 

Vamos entender isso melhor? Qual a relação entre dor de cabeça e a saúde da nossa boca? Continue a leitura para saber mais. 

Quais doenças bucais podem causar dor de cabeça?

O bruxismo e a Disfunção temporomandibular são sem dúvidas os principais exemplos. Em ambos os casos a dor de cabeça é um sintoma comum e um forte indicativo para o distúrbio. 

Acontece que, devido à proximidade entre as regiões afetadas e terminações nervosas importantes da face, tais patologias causam não somente sintomas bucais, mas possuem a cefaleia como um sintoma típico. 

Dentre outras doenças também relacionadas, podemos citar ainda: 

  • Dentes com pulpite
  • Apertamento dentário 
  • Infeções 
  • Periodontite
  • Odontalgia atípica 
  • Tumores na face 

Como saber se a dor de cabeça tem ligação com a saúde oral? 

De forma simplificada, inicialmente deve-se ficar atento aos sinais e sintomas que acompanham a dor de cabeça. A exemplo das patologias citadas anteriormente, há, além da cefaleia, outras manifestações clínicas. 

No caso da Disfunção temporomandibular, sem dúvidas a mais relevante aqui, o quadro inclui zumbido no ouvido e dificuldades para abrir a boca. Em outras situações, como na periodontite, a gengiva torna-se inchada e avermelhada, havendo sangramento em alguns casos. Da mesma forma acontece com as demais doenças citadas. 

Contudo, apesar dos sinais exemplificados, é essencial um diagnóstico especializado. Por isso, se você sofre com dor de cabeça, em especial se o sintoma é frequente ou muito intenso, não deixe de procurar ajuda. 

O profissional da área irá realizar um exame minucioso do seu caso, identificando a origem da dor e estabelecendo o tratamento ideal. Quando identificada doença oral, será feito ainda o encaminhamento para o especialista. 

Normalmente, se a dor de cabeça tem origem em problemas que afetam a saúde bucal, é realizado um acompanhamento multidisciplinar, onde profissionais da medicina e da odontologia atuam de maneira complementar, sempre visando a restauração integral da saúde do paciente. 

Como aliviar essa dor?

O primeiro passo é sempre avaliar os sintomas e identificar a origem da dor. Quando o problema tem relação com a saúde bucal, essas doenças devem ser tratadas, cada uma conforme sua fisiopatologia para melhora completa do quadro. 

Normalmente o primeiro a ser consultado para esse processo diagnóstico é o clínico geral, que pode referenciar o paciente para um neurologista ou um dentista, a depender da sintomatologia apresentada. 

Evite a automedicação, pois oferece riscos à saúde. Se você tem sofrido com dores de cabeça frequentes, procure ajuda.

Dor de cabeça

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.