Laserterapia no tratamento de disfunções da ATM

por out 30, 2020Uncategorized18 Comentários

Diversos estudos tem comprovado os benefícios da laserterapia no tratamento de disfunções da ATM. O tratamento é uma forma de acelerar a recuperação desses pacientes, e ajuda no alívio da dor e no restabelecimento da função dos portadores de DTM. 

Quem convive com a doença conhece bem as dificuldades. Os sintomas dolorosos e as limitações funcionais causam prejuízos significativos a qualidade de vida, levando ainda a outras complicações, como insônia, distúrbios respiratórios relacionados com o sono, fraturas dentárias e até mesmo a depressão, principalmente devido à frustração em relação aos tratamentos. 

Neste artigo, compartilharemos um pouco sobre como a laserterapia pode contribuir no tratamento de disfunções da ATM. 

O que são as Disfunções da ATM?

Disfunção da ATM, DTM, ou disfunções temporomandibulares, são um conjunto de sinais e sintomas relacionados a afecções que acometem a articulação temporomandibular, que liga a mandíbula com o crânio, mais especificamente o processo côndilar da mandíbula com o osso temporal.

Os principais sintomas da síndrome são dores nos músculos, limitação de abertura da boca, zumbido no ouvido, cefaleia, ruídos articulares e sensibilidade em toda a musculatura da região. 

Sua origem é multifatorial, e por se tratar de uma patologia complexa, requer a atuação de uma equipe multidisciplinar em seu tratamento. 

Embora existam diferentes métodos a serem incorporados a terapia, a laserterapia de baixa intensidade tem ganhado destaque no que diz respeito ao cuidado de pacientes portadores de disfunções temporomandibulares, principalmente devido a sua capacidade de auxiliar no tratamento sintomático da dor, recuperando o conforto do pacientes desde o momento de sua aplicação. 

Compreenderemos melhor a ação da laserterapia no tratamento de disfunções da ATM  a seguir. 

Laserterapia no tratamento de disfunções da ATM

A laserterapia de baixa intensidade é uma técnica de irradiação, que promove a interação entre fótons e a pele e, através dessa reação, estabiliza as células nervosas do tecido humano, causando um efeito analgésico.

No caso da aplicação da laserterapia no tratamento de disfunções da ATM, a luz é direcionada para áreas específicas e inter-relacionadas na região do maxilar. O laser infravermelho é emitido bem próximo ao rosto, o que amplia a sua penetrabilidade. Sua dose varia, contudo, de local para local, e de pessoa para pessoa. Geralmente, quanto mais intensa a dor, mais intenso o tratamento. 

Quanto ao número de sessões, são recomendadas de duas a cinco por semana, o que também irá depender da condição do paciente, que deve ser estudada pelo especialista. O tratamento deve ser monitorado de maneira individualizada.

Os benefícios esperados incluem: 

  • Alívio de dor instantânea
  • Redução de processos inflamatórios
  • Estímulo à reparação tecidual
  • Prevenção de infecções

Pesquisadores atestam os benefícios da Laserterapia no tratamento de disfunções da ATM

O Laboratório Especial de Laser em Odontologia (Lelo) da Faculdade de Odontologia (FO) da USP realizou mais de uma pesquisa direcionada a relação entre os benefícios do laser no controle dos sintomas de disfunções da ATM, apresentando a técnica como uma forma de recuperar a qualidade de vida dos portadores desses problemas. 

Um dos estudos, conduzido por Fernando Rodrigues de Carvalho, pesquisador colaborador do Lelo, sob orientação da professora Patrícia Moreira de Freitas, investigou os efeitos da laserterapia de baixa frequência no controle da dor e o tempo necessário para sua erradicação. 

Cerca de 200 pessoas foram acompanhadas e foi possível perceber uma melhora significativa do sintoma, e uma grande satisfação por parte dos pacientes, já que o tratamento não oferece incômodo e não possui efeitos colaterais. 

Deseja saber mais sobre a laserterapia no tratamento de disfunções da ATM? Entre em contato. 

18 Comentários

  1. Edna Carvalho

    O Laser pode curar um problema degenerativo na mandíbula ou é apenas um paliativo, e qual o preço de uma sessão?

    Responder
    • agencia360mkt

      Olá Edna tudo bem! Entre em contato conosco pelo 11 2272 6262 ou Whatsapp: 11 952329056

      Responder
    • cleonice maria de oliveira

      Tenho disfunção de atm
      E sinto choque do lado direito ,o que faço pra amenizar

      Responder
      • rodney capp

        Pode-se fazer alguns alongamentos musculares, uso de bolsa quente, que ajuda na recuperação e ideal seria realizar exames de imagem para se ter a certeza do que acontece na sa articulação e resolver isso de uma vez por todas!

        Pode-se usar alguns medicamentos, como relaxantes musculares, antiinflamatórios, antiespasmódicos, ansiolíticos, antidepressivos, enfim, temos uma gama enorme de medicamentos a disposição! Mas reforço o ideal seria realziar exame de imagem para ir na causa do problema!

        Responder
  2. Selma

    Há 3 meses passo com Otorrino até então dores de ouvido. Descobri a suspeita de ATM, realizei RM das ATMs boca aberta e fechada. LAUDO: “Desarranjo interno e disfunção das artic. Temporom. c alterações degenerativas e inflamatório bilaterais. Discreto derrame articular bilateral, acometendo compartimentos superior e inferior. Busco tratamento!

    Responder
    • rodney capp

      Tem algum contato, para agendáramos avaliação e orientar melhor?

      Responder
    • leonardo souza

      Olá! Selma, você conseguiu curar a dtm com o tratamento?

      Responder
      • rodney capp

        Sim, na maioria dos casos, porém isto DEPENDE do tipo de DTM (disfunções da Articulação Temporo Mandibular) pode se curar sim, pois existe diversos tipos, estas classificadas em graus;

        O tratamento a ser proposto deve ser ajustado a gravidade do problema, e a Laserterapia PODE ou não ser associada a outros tratamentos, para a possível cura, a depender do tipo de paciente!

        Responder
  3. Anderson Azevedo

    Boa tarde, tenho um filho especial que vive em regime de home care, ele está com problema sério de bruxismo(é nome que eu conheço) não para de rangir os dentes, e me falaram sobre esse tipo de tratamento, gostaria de mais informações, se teria condições dele fazer esse tratamento.

    Responder
    • rodney capp

      Olá! Para isto Teria de avaliar ele e determinar o melhor tratamento dele! MAs tem como tratar ou amenizar a situação para estes casos SIM!

      Responder
  4. Valquíria Cornette

    Dores na mandíbula junto ao ouvido impedindo alimentação normal

    Responder
    • rodney capp

      Olá! Precisaria e uma avaliação!

      Para verificar o real problema precisamos agendar uma consulta, entre em contato conosco (11)952329056!

      Ou então nos mande seu contato que entramos em contato!

      Responder
  5. Aline

    Olá, sofro a mais de dois anos com dores orofaciais resultantes de uma DTM que tratarei com medicamentos antiinflamatório e relaxante muscular além da placa miorrelaxante. Voltei a me consultar com outro bucomaxilo para fazer uma nova placa e ele me informa que o tratamento possível seria o botox eu aceitei o tratamento mas logo no mesmo dia me arrependi pois fui pesquisar e vi que a longo prazo, em reaplicação pode haver efeitos negativos como alterações ósseas. Decifi que não vou reaplicar e busco outras formas de tratamento que sejam mais seguras e eficazes. Devo aguardar os seis meses até que o botox saia do meu organismo paga iniciar outro tratamento como a terapia a lazer ?

    Responder
    • rodney capp

      Bom, vamos lá!
      Está comprovado na literatura científica que a depender da gravidade do problema da ATM, que varia de grau 0 a V, o tratamento possível pode ser desde uso de medicamentos (toxina botulínica entre outros) e combinações com outros procedimentos auxiliares (laserterapia, fisioterapia por exemplo), mas isso depende do resultado dos seus exames!
      A toxina realmente dura em torno de 4 meses a depender do dia a dia da pessoa! E não teria nada demais combinar com outras terapias auxiliares, mas a depender do TIPO de terapia!
      O mais indicado seria perguntar o que acontece com seu caso e na sequencia solicitar ao profissional auxiliar o grau que se encontra e assim direcionar a melhor forma de tratamento! Caos tenha dúvidas, nos pergunte!

      Responder
  6. Renata Santana

    Boa tarde

    Fui diagnosticada com deslocamento posterior parcial do disco articular na posição de boca fechada, com recaptura discal durante manobra de abertura bucal e precisei fazer uma artroscopia que pra mim não adiantou de NADA pq no dia 27 fiz outra ressonância e deu que sigo com o deslocamento e agora além do deslocamento estou com alteração degenerativa das articulações, é normal isso acontecer?

    A artroscopia não serve pra arrumar esse problema de deslocamento? O pior de tudo é que sigo sentindo muita dor de cabeça e na articulação e já dói até a cervical

    Responder
    • rodney capp

      Tarde! A artroscopia tem alto índice de sucesso, em torno de 70% aproximadamente, agora existe SIM casos de insucesso, o que pode ser seu caso, e a depender de como estiver o disco, que é o amortecedor, ele pode até estar perfurado, porém isto é visualizado na artroscopia, aí para saber disso, sugiro que pergunte a vosso cirurgião que a operou, pois se o disco que amortece o atrito entre os ossos fica deformado e/ou perfurado, causa atritos entre as superfícies osseas e pode causar estes sintomas acima!

      Responder
  7. Creusa campos de pesquisa

    Estou com disfunção da ATM o médico quer operar mas estou com medo gostaria de fazer um tratamento menos invasivo antes qual seria indicado

    Responder
    • rodney capp

      Primeiramente, Se fosse em alguém de minha família, teria de verificar primeiramente o grau de acometimento, pois todo e qualquer tratamento proposto é feito de acordo com a gravidade do seu caso e de acordo com isso propõe-se a melhor forma de acordo com a literatura científica, pois ela é quem certifica e aprova os tratamentos;
      O tratamento varia, sendo desde uso de medicações, fisioterapia, uso de dispositivos intra-orais, toxina botulínica, viscosuplementação, cirurgias minimamente invasivas, cirurgias com cortes e por fim a substituição da articulação.
      Se quiser tentar algo, teria de verificar o grau em que se encontra a articulação e relacionar com a eficácia do tratamento.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts