Tratamento para queixo torto (laterognatia)

por set 25, 2020Uncategorized2 Comentários

Muitas pessoas sofrem em busca de tratamento para queixo torto. Essa é uma condição bem rara que afeta poucas pessoas ao redor do mundo. No entanto, quase não se sabe sobre ela e quais os métodos para cuidar da mesma.

Este artigo tem o objetivo de te deixar por dentro de tudo sobre o assunto. Você irá conferir o que é laterognatia com riqueza de detalhes e como é possível resolver esse problema. Acompanhe.

Laterognatia: o que é essa condição?

Também chamada de laterognatia mandibular, ela é caracterizada pela presença de uma assimetria na região da mandíbula. Dentre as malformações faciais, ela faz parte do grupo das que são mais evidentes e fáceis de serem identificadas.

A condição afeta o terço inferior do rosto e ainda pode vir acompanhada de outras deformidades. Veja algumas outras características desse problema.

  • Desvio do mento
  • Assimetria facial
  • Discrepância entre as linhas médias dentárias e faciais
  • Mordida cruzada posterior
  • Alterações da inclinação do plano oclusal
  • Mudanças no padrão de mastigação
  • Alterações da articulação da inclinação temporomandibular

Tratamento para queixo torto: quais as possibilidades?

Atualmente, existem 2 formas de tratar essa condição, sendo elas a cirurgia ortognática e a ortodontia. É importante entender bem como cada uma delas funciona para não haver confusões.

Cirurgia ortognática

Essa é uma técnica muito famosa utilizada para corrigir anomalias dentofaciais, influenciando na estética do indivíduo. Desse modo, esse tipo de procedimento é capaz de restaurar a harmonia facial e todo o sistema mastigatório.

O período de recuperação da cirurgia pode ocasionar alguns desconfortos para o paciente, já que se trata de um procedimento um tanto quanto complexo. Questões envolvendo a alimentação, a higiene e a fonação são prejudicadas pelo inchaço dos tecidos moles. 

No entanto, isso é só no primeiro momento. A melhora costuma surgir dentro de duas semanas. 

A cirurgia de tratamento para queixo torto pode assustar muitas pessoas de primeira. Porém, as consequências de não realizar esse processo podem ser bem piores. Portanto, o ideal é seguir a recomendação do médico, seja ela qual for.

Ortodontia

Embora nem sempre seja suficiente, a depender do caso do paciente, o tratamento ortodôntico pode sim ser capaz de corrigir o queixo torto. A ortodontia cuida especificamente da posição dos dentes e dos ossos maxilares. 

O profissional dessa área pode recomendar o uso de aparelhos, sejam eles móveis ou fixos. A correção ortodôntica possui etapas bem definidas, sendo 6 no seu total. Confira.

  1. Alinhamento e nivelamento
  2. Correções transversais
  3. Correções sagitais
  4. Correções verticais
  5. Finalização
  6. Contenção

Assim, cada uma delas tem um objetivo em específico. Ainda que não seja tão comum para esse tipo de condição, a ortodontia não deve ser descartada logo de primeira.

Agora você sabe tudo sobre tratamento para queixo torto. Lembre-se que o mais importante é sempre buscar ajuda de um profissional da área. Só assim, você poderá ter um acompanhamento que irá contribuir para melhorar sua qualidade de vida.

tratamento para queixo torto

2 Comentários

    • rodney capp

      Sim,isto pode acontecer, pois dependendo da técnica usada podemos estimular ou inibir o crescimento ósseo do indivíduo, o que é esperado!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.