A cirurgia ortognática é um procedimento muito utilizado para corrigir alterações funcionais das estruturas craniofaciais.
Consequentemente, por se tratar de uma cirurgia que mexe com os ossos da face, também acaba sendo um tipo de harmonização facial, pois confere uma maior melhora na simetria do rosto.
É por isso que existem muitas dúvidas sobre os resultados estéticos da cirurgia ortognática, entre elas: será que ela causa o alargamento da base nasal?
Vamos discorrer melhor sobre o que é a cirurgia ortognática, como ela funciona e tirar suas dúvidas sobre sua relação com a nossa chamada “base nasal”. Boa leitura!
O que é a cirurgia ortognática?
Como vimos, a cirurgia ortognática é recomendada para a correção de alterações no crescimento dos ossos da face. O procedimento permite o reposicionamento dos maxilares e é útil para tratar a mordida cruzada.
Essa configuração óssea ocorre devido a condições popularmente conhecidas como “queixo para frente” e “queixo para trás”: quando há a desarmonia entre as posições da maxila e da mandíbula.
O cirurgião bucomaxilofacial é o responsável por corrigir essa anormalidade no desenvolvimento ósseo da face.
Apesar disso, geralmente, essa cirurgia é realizada em combinação com o tratamento ortodôntico já descrito.
Como funciona a cirurgia ortognática
A cirurgia ortognática funciona com algumas fases pré-estabelecidas. Primeiro, o tratamento tem início com o uso de aparelho ortodôntico, que prepara os dentes em posições adequadas para, depois, posicionar maxila e mandíbula.
Essa fase pode demorar meses, de acordo com cada caso. Após o reposicionamento, o paciente estará pronto para a cirurgia.
Nesse momento, o cirurgião dentista irá fazer um mapeamento virtual do que será feito durante a cirurgia e observar qual será o resultado estético e funcional do paciente.
Na operação, a maxila e mandíbula são “refixadas”, corrigindo a assimetria facial por meio de miniplacas e miniparafusos. O paciente não sente dor pois estará sob efeito da anestesia.
Por fim, o pós-operatório conta com repouso, dieta líquida e, aos poucos, introduzindo os alimentos sólidos, muita higiene bucal e, se necessário, o retorno com o cirurgião dentista para remover os pontos.
Entendendo o que é a base nasal
A base nasal é o conjunto de estruturas que caracterizam a anatomia do nosso nariz, também conhecido como “pirâmide nasal”. É uma importante estrutura para a nossa função respiratória e harmonia estética facial.
De maneira geral, nosso nariz é composto por pele, músculos, tecido subcutâneo, cartilagem e osso, todos interligados para dar estrutura, forma ao nariz e estabelecer uma boa passagem de ar.
Tecnicamente, também podemos dividir a base nasal em algumas estruturas anatômicas, entre elas:
- Base óssea: região do nariz que se inicia lateralmente na face, entre os olhos e o maxilar.
- Base alar: é a região que compreende as paredes laterais das narinas.
Essas são estruturas que serão analisadas pelo cirurgião dentista durante a cirurgia ortognática, uma vez que é preciso reposicionar ossos e outros componentes da região.
Afinal, a cirurgia ortognática causa o alargamento da base nasal?
Agora que você sabe pra que e como funciona a cirurgia ortognática e o que é o alargamento da base nasal, vamos a questão: o procedimento causa esse alargamento?
A resposta é: depende. Geralmente, é observada uma diferença geral nas estruturas anatômicas do rosto.
Apesar disso, em casos de pacientes que necessitem um maior movimento de “avanço” maxilar, no caso do prognatismo, pode ser maior observado um alargamento da base nasal.
Apesar disso, toda a estruturação final da face será prevista por meio do planejamento virtual.
Hoje, existem tecnologias suficientes que permitem que o cirurgião dentista avalie qual será o resultado final e, junto do paciente, alinhe suas vontades e expectativas estéticas e funcionais da cirurgia.
Procedimentos estéticos durante a cirurgia ortognática
Sabia que é possível realizar pequenas cirurgias plásticas associadas com a cirurgia ortognática para chegar em melhores resultados?
Já existem muitos casos em que o paciente necessita de uma rinoplastia, que é feita durante o procedimento da ortognática, para corrigir algumas queixas estéticas, como o tamanho ou formato do nariz.
Dessa forma, todas as dúvidas e questões acerca dos resultados devem ser abordadas com o seu cirurgião dentista de confiança.
Na RR Medicina e Odontologia, temos uma equipe especializada em trazer maior qualidade de vida e harmonia facial para nossos pacientes.
Vamos conversar sobre o seu caso? Entre em contato conosco!
0 comentários