A cirurgia ortognática é um procedimento realizado com o intuito de endireitar o posicionamento dos ossos que compõem a nossa face. Entre eles estão a mandíbula, maxila e cornetos nasais.
Através dela, é possível corrigir as chamadas anomalias dentofaciais, oriundas do crescimento desordenado dos maxilares. Essas disfunções são responsáveis pela assimetria na região, que afetam a aparência física da face. Além de alterar diretamente a saúde dos tecidos periodontais, respiração, função mastigatória e o funcionamento articulatório das mordidas de quem sofre com esse problema.
Saiba mais sobre esse procedimento e como ele pode melhorar a sua estética facial. Confira!
Como a cirurgia ortognática é feita?
Antes da realização da cirurgia ortognática, é necessário que o paciente tenha feito o uso de aparelhos ortodônticos por no mínimo dois anos. Esse período é fundamental, já que corrigir a posição dos dentes é necessário para que o procedimento seja realizado.
Com os dentes alinhados, uma simulação da cirurgia é realizada. Com isso, o cirurgião poderá ter uma noção do resultado final do procedimento, sejam estéticos ou funcionais.
A partir dessa previsão, é realizada a cirurgia ortognática. O osso da mandíbula é cortado e fixado em outra parte, através de estruturas de titânio.
Pós-operatório
Após a realização da cirurgia, o paciente fica no hospital por até 48 horas, sendo medicado com analgésicos. Nos primeiros 15 dias, é recomendado ficar de repouso. Também é necessário aplicar compressas frias no rosto por até 10 minutos, para tratar o inchaço. Drenagens linfáticas também são indicadas.
É necessário fazer uma alimentação líquida durante os 3 primeiros meses. Além de sessões de fisioterapia, que irão melhorar dores, inchaços, tensões e a mastigação.
Benefícios funcionais e estéticos da cirurgia ortognática
No início do texto, citamos os problemas que podem ser solucionados através da cirurgia ortognática. O tratamento contra essa disfunção, consequentemente, traz uma série de benefícios para o paciente. Sejam eles estéticos ou funcionais.
Ao colocar a mandíbula no lugar, é possível ter uma melhor oclusão. Com a mordida correta, o paciente terá uma melhor mastigação. Além de trazer benefícios para a fala, respiração e, até mesmo, melhorar a qualidade de sono e de vida do indivíduo.
Pelo fato de mexer nos ossos da face, a mudança estética é visível, trazendo harmonia e equilíbrio para a anatomia do rosto e melhorando a autoestima de quem passou pelo procedimento.
Consequências que a não-realização do procedimento pode trazer
A não-realização da cirurgia pode, futuramente, causar problemas envolvendo o esqueleto maxilofacial. A gengiva pode retrair, além do paciente ter desgaste na articulação temporomandibular (ATM), podendo desenvolver doenças como artrose.
Caso você tenha dúvidas ou pretenda realizar uma cirurgia ortognática, entre em contato e agende sua consulta. A RR Medicina e Odontologia possui especialistas em constante aperfeiçoamento, além de tecnologias de ponta para o seu tratamento.
Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com amigos e familiares.
Fique por dentro do nosso trabalho em nosso site. Acesse também nosso blog, onde você encontra diversos textos sobre o mundo da odontologia.
Prof. Dr. Rodney Pallotta CRO 80617 SP
Dr. Roger Pinto Antônio CRM 74174 SP RQE 31997
0 comentários