Dor no maxilar: causas e tratamentos

por set 11, 2020Uncategorized4 Comentários

Está sentindo dor no maxilar? Nós reunimos aqui as principais causas e os tratamentos mais indicados para cada uma delas. 

Saiba que sentir dor nunca é normal, esse sintoma é um sinal de alerta de que algo em seu corpo não vai bem, por isso, sempre merece atenção. 

Disfunção da ATM

Você certamente já ouviu falar sobre a disfunção da ATM, a condição, que pode ter diferentes causas, produz sintomas como dor, zumbido no ouvido, dificuldades para abrir e fechar a boca, dentre outros. 

A articulação temporomandibular, conhecida por sua sigla ATM, liga o maxilar inferior ao osso temporal do crânio, estando localizada em frente às orelhas, dos dois lados da cabeça. Graças a essa articulação, conseguimos realizar os movimentos da mastigação e até mesmo da fala. 

O tratamento para o distúrbio inclui o uso de analgésicos e relaxantes musculares, que devem ser consumidos conforme prescrição, além de terapia psicológica, aplicação de talas orais e fisioterapia para os músculos do maxilar. 

Bruxismo

A principal característica do bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes involuntariamente, o que acontece muitas vezes durante a noite. Com isso, a uma sobrecarga da articulação temporomandibular e ainda da arcada dentária.

Dentre os sintomas do quadro, podemos citar além da dor no maxilar, dentes desalinhados e acentuadamente desgastados.

Nesse caso, o principal tratamento é o uso de protetores bucais desenvolvidos sob medida, que absorvem o impacto e protegem os dentes e as articulações. 

Mordida cruzada

A mordida cruzada é um problema comum, a condição é marcada pelo não encaixe dos dentes. Para compensar esse desalinhamento, a articulação temporomandibular acaba sendo esticada ou relaxada inadequadamente, o que causa dor no maxilar.

Normalmente é indicado um tratamento ortodôntico para reabilitação oral, casos mais complexos podem exigir ainda procedimentos avançados, como a cirurgia ortognática. 

Doença periodontal

Fala-se em doença perioral quando algum problema acomete as gengivas ou os ossos que dão sustentação aos dentes. O distúrbio possui diferentes causas, dentre elas infecções por bactérias, abcessos, além de afecções que acometem a articulação temporomandibular e podem resultar em dor no maxilar. 

Na maioria dos casos se trata de uma doença silenciosa, ou seja, o caso só é descoberto já em situação avançada, quando essas estruturas estão consideravelmente comprometidas. 

Seu tratamento inclui raspagem das camadas profundas da gengiva, além de medicamentos para controle da infecção e da dor. 

Como é feito o tratamento para dor no maxilar?

O tratamento dependerá diretamente das causas da dor. Contudo, em um momento inicial, você pode optar por métodos simples de alívio da dor, aplicar compressas frias e massagear a musculatura costuma ajudar. 

De qualquer forma, é preciso procurar ajuda especializada em busca da origem dessa dor. Muitos casos são problemas complexos e não possuem cura, mas sim tratamentos contínuos de controle que protegem a qualidade de vida do indivíduo. 

Quanto antes o diagnóstico for realizado, mais simples a terapia, que na maioria das vezes inclui fisioterapia, medicamentos para analgesia e tratamento ortodôntico. 

Lembre-se que esse sintoma é um sinal de alerta. Se você vem sofrendo com dor no maxilar, entre em contato e agende uma consulta.

4 Comentários

  1. Monaliza Aparecida Sampaio Persuhn

    Estou com dor e formigamento no maxilar já faz 3 dias fiz tomografia fiz panorâmica e não consta nada,o que devo fazer agora?? Ressonância??

    Responder
    • rodney capp

      Tem alguns questionamentos que seria esclarecidos com uma consulta presencial, pois alguns procedimentos podem causar estes tipos de sintomatologia, teria interesse? Chame-nos no WhatsApp

      Responder
    • Jucelia dos Santos Pereira

      Meu esposo está com dor nos ossos da boca.owue ébom

      Responder
      • rodney capp

        Então depende do tipo de dor, quando dá acontece (manhã ou noite), se sente algum gosto ruim, sente tontura, náusea, vomito?

        Enfim, precisaria verificar isso para saber da dor, porém a princípio um analgésico simples é o indicado, porém nem sempre ele somente resolve!

        Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.