Como amenizar os efeitos indesejáveis da sedação e anestesia geral

por maio 24, 2021Cirurgia Ortognática, Odontologia Estética, Problemas Bucais33 Comentários

As etapas de sedação e anestesia geral são obrigatórias na maioria das cirurgias odontológicas ou ortognáticas para que o paciente não sinta dor durante o procedimento. Essas técnicas tiram a sensibilidade de certa região ao bloquear os impulsos nervosos no cérebro, que causam a sensação de dor. 

A anestesia geral é feita por meio intravenoso e o paciente fica desacordado. Já na sedação, o paciente fica sonolento e perde a sensibilidade, mas ao contrário da anestesia, ainda fica acordado e consegue se comunicar com o cirurgião.

Para a anestesia geral, é utilizada uma combinação de substâncias sedativas, analgésicas e relaxantes musculares. Na sedação, são utilizados benzodiazepínicos, opióides ou outros tipos de fármacos.

Por conta dessas medicações, no pós-operatório, algumas pessoas podem sentir os resquícios da sedação e anestesia geral por um tempo prolongado, até mesmo com a presença de alguns sintomas, como enjôos e vômitos.

Entenda mais sobre esses efeitos indesejáveis e como algumas recomendações podem te ajudar a diminuí-los!

Por quanto tempo duram os efeitos da sedação e anestesia geral depois da cirurgia?

Depende muito do caso! Em média, após 24 horas da cirurgia, os efeitos terminam, já que os agentes das medicações acabam sendo eliminados pelo organismo.

Apenas em alguns casos mais raros a náusea e o vômito podem surgir e perdurar, necessitando da atenção do especialista.

A náusea e vômito podem prejudicar o resultado do meu procedimento?

Nos casos em que existem enjôos e vômitos no pós-operatório, isso pode gerar desidratação do paciente e, em casos mais raros, o ponto da cirurgia pode abrir.

Portanto, é fundamental ter um atendimento de qualidade e se atentar aos cuidados no pré e pós-operatório!

Como posso me prevenir contra os efeitos da sedação e anestesia geral?

1. Tenha uma dieta leve antes da cirurgia

Ingerir alimentos leves e em refeições espaçadas antes da cirurgia pode ajudar muito no processo de recuperação.

2. No pós-operatório, faça uma ingestão de alimentos gradualmente

O mesmo vale para após a cirurgia! Lembre-se de não comer como você está acostumado, mas sim, ingerir alimentos aos poucos e entre intervalos de horários, para não contribuir com a sensação de enjôo e náusea.

3. Evite o uso de certas medicações

Tanto no pré e no pós-operatório, é recomendável não ingerir alguns medicamentos que podem fornecer alguns efeitos colaterais.

Antes da cirurgia, alguns exemplos que não se deve tomar são os antiinflamatórios, anticoagulantes e outros que afinam o sangue, remédios que atuam no sistema nervoso, anticoncepcionais, insulina, medicamentos fitoterápicos e alguns suplementos.

Já para a recuperação, alguns remédios para dor, como os opióides, podem ter como efeito colateral o mal-estar no estômago. Assim, é importante alinhar essas questões com o seu odontologista de confiança, que pode te orientar quais remédios podem ou não podem ser usados no processo.

4. Beba muita água!

É sempre muito importante para o corpo, mas no processo de recuperação, ter uma boa hidratação é essencial para o organismo retomar as atividades e voltar ao seu estado normal.

Como podemos perceber, o papel do cirurgião dentista é fundamental em fornecer todo o cuidado necessário para o paciente durante a cirurgia e o seu antes e depois.

Portanto, escolha um profissional de confiança para fazer o seu tratamento e receber maiores informações sobre como diminuir os efeitos da sedação e anestesia geral. A RR Medicina e Odontologia está sempre disponível para consulta!

Como amenizar os efeitos indesejáveis da sedação e anestesia geral | Blog RR Medicina e Odontologia

33 Comentários

  1. Luana

    Fiz cirurgia de mamoplastia a quase 1 mês, ainda sinto enjoo, dor de barriga, fraqueza, me dar muito mal estar! Pode ser por causa da anestesia?

    Responder
      • Rui Vasconcellos Júnior

        Fiz um canal no dente e já tem 5 dias e ainda sinto o os sinal da anestesia, uma parte dos lábios dormentes.

        Responder
        • rodney capp

          Olá isto pode ser decorrente da anestesia que pegou o nervo, causando estes sintomas, sugerimos que procure o dentista que realizou o tratamento e pergunte a ele como foi…

          Responder
          • Claudia

            Faço tratamento oncologico, de tumor na mama. Precisei passar uma sedação para colocação de cateter ( para medicação).
            Ao acordar ,
            NO local do cateter, não senti e nem sinto nada.
            Mas no local do tumor senti dores horríveis.
            Sendo que não tenho metástase e está bem controlado o tratamento.
            Não entendi o porquê de uma pois sedação causar tantas dores que não passava nem com tramal injetável.
            Existe alguma relação do anestésico com essa dor?

          • rodney capp

            Então, neste caso não sabemos explicar o porque destas dores, pode ser por conta da medicação aplicada, ou do procedimento realizado, mas sugiro que tire as dúvidas com o médico que a assiste, talvez ele solicite alguns exames adicionais ou até mesmo possa examinar a senhora e ter a certeza se é de um ou outro…

    • rodney capp

      Pode sim, precisaria avaliar!

      Responder
      • Lucicleide

        Olá fiz uma cirurgia de laqueadura todos os exames deram negativo até o beta, porém após a cirurgia estou sentindo enjôo e náusea, minha anestesia foi local, tive período de vomito após a cirurgia, o que pode ser esses enjôo??

        Responder
        • rodney capp

          Isto deve ser devido a longo período em jejum, e quando volta a ingerir algo o estômago não está preparado para tal, e aí vomitamos, o que é normal! Para isto, SUGERIMOS ingerir uma quantidade pequena inicialmente, coloca-se 40 ml de liquido, pede a ela ingerir e esperar-se 10-15 minutos antes de repetir, sugiro realizar 2 ou 3 ingestões de quantidades PEQUENAS, aumentamos na próxima dose, isto ameniza/inibe que isto aconteça! Espero ter ajudado!

          Responder
      • Wellington aparecido de morais

        Fiz uma rinoplastia a 3 dias sai do bloco e ao acordar meus dedos da mão estavam sem sensibilidade e muita dor no braço, comentei com médico que disse que seria normal e voltaria depois de alguns dias a sensibilidade foi voltando aos poucos porém meu braço inchou muito e com muita retenção e tô tomando medicamento porque ele disse que ira melhorar depois de 48horas agora estou esperando, pior pós operatório esqueci da rinoplastia e meu braço que não tinha nada agora que me preocupa

        Responder
        • rodney capp

          Precisaria avaliar os tipos de medicamentos usados na anestesia e verificar como anda a parte circulatória e metabólica, pois pode haver algum problema ainda não diagnosticado ou levado em consideração! Se for o caso, peça ao cirurgião assistente um exame para tal!

          Responder
    • Suely

      Fiz um endoscopia digestiva a 2 anos fique com uma parte do braço dormente depois da sedação e normal isso acontecer

      Responder
      • rodney capp

        Olá!
        O braço dormente geralmente está associado a injeção de medicamentos e/ou posicionamento ao realizar exames, mas isso TENDE a passar com o tempo de maneira espontânea/sozinha, mas caso não passe, precisaria entrar com algumas condutas, fisioterapia/exercícios e até mesmo medicações;

        Responder
    • Vimara cirilo dos santos

      Fiz uma curetagem há 15 dias e precisei tomar sedação,mas assim que passou o efeito da sedação,sentir boca seca sem saliva,enjoou ao acordar,tonturas as vezes,dor de cabeça, e palpitação as vezes no peito,isso é normal?pode ser efeito ainda da sedação?

      Responder
      • rodney capp

        Sim, isso PODE ser causado pelos medicamentos usados na sedação/anestesia!

        Para amenizar isso seria recomendado aumento na ingestão de líquidos em grandes quantidades! A dose recomendada seria de no mínimo 35ml/Kg até o máximo de 50 ml/kg de peso, então um exemplo: Tenho 70 Kg de peso corporal, logo a quantidade mínima recomendada seria de 2450ml ou 2 litros e 450 ml, sendo o máximo recomendado de 3 litros e 500ml!

        Responder
    • Sabrina Moreira

      Olá
      Eu também estou com os mesmos sintomas… fez algo que ajudou nos enjoos?

      Responder
      • rodney capp

        Estes medicamentos agem principalmente no fígado, precisaria dar uma investigada nele e tratar ele da melhor forma possível, junto a isto é recomendado verificar o rim, pois ele quem elimina os medicamentos, e pode ser que algum destes órgões estejam afetados por alguma(s) medicações.
        Para isto seria interessante a priore usar algum antihemético, tipo dramin, vonal, e verificar se há dor de cabeça e o local da dor de cabeça, se for na paret da frente está relacionada diretamente ao fígado, que pode ser comprometido por algumas emdicações, neste caso recomenda uso de epocler/eparema, mas tudo isso ANTES devemos fazer exames caso nao passe apenas com o antihemético

        Responder
  2. Roberta

    Fiz uma angioplastia faz 5 dias e estou com muito enjôo. Parece enjôo de gravidez. Muito forte

    Responder
    • rodney capp

      Olá Se estiver relacionado com a anestesia geral, precisa ver o tempo de anestesia durante seu caso e verificar com seu médico qual a melhor solução, uma das coisas recomendáveis seria a ingestão de água em altos volumes para eliminar os medicamentos usados na anestesia geral

      Responder
      • Fernanda

        Fiz uma curetagem e após a sedação fiquei com mal estar, fadiga nas pernas(inquietação)e pensamentos delírios. É normal

        Responder
        • rodney capp

          Sim, isso pode acontecer, pois os efeitos das medicações variam de pessoa pra pessoa!

          Responder
  3. Ana Claudia

    Achei o conteúdo um pouco confuso, mas no geral, foi interessante.

    Responder
    • rodney capp

      Qual foi sua principal dúvida para esclarece-la…

      Responder
  4. Margareth

    Tomei anestesia geral 19/04
    Comecei apresentar PA alta ( oscilando muito gostaria de saber se tem alguma relação ?

    Em dezembro de 2022 tbm fui submetido ao mesmos procedimento anestésico e me lembrei que tbm tive alteração na PA

    Responder
    • rodney capp

      A priore não! Depende do tipo de procedimento que foi realizado, teria de conversar com o cirurgião assistente;

      Responder
  5. Adair Moreira

    Boa tarde! Tenho 81 anos e minha próstata era 3.5 em média, segundo o exame PSA. Agora meu PSA aumentou para 5.8Fui a um urologista comum que solicitou Biópsia da Próstata guiada por Ultrassonografia transretal com SEDAÇÃO. Sempre tive boa saúde, mas tenho medo de sedação ou anestesia geral! Por favor: vai haver necessidade disso ou tem solução menos agressiva?

    Responder
    • rodney capp

      Olá! para maiores informações a respeito do seu tratamento teria de verificar com o cirurgião assistente, já a parte da anestesia geral pode ser amenizada tomando algumas precauções pré-operatórias, este por exames cardiológicos e sangue, e no pós-operatório, teria de ingerir muito liquido, em alguns casos, fazer uso de medicações como complementos nutricionais…

      Responder
  6. Karina

    Olá! Meu filho de 13 anos vai fazer uma otoplastia e vai tomar anestesia geral, já fez a consulta com o anestesista e agora vai marcar a data da cirurgia, eu estou com muito medo, o anestesista me tranquilizou um pouco, mas mesmo assim não sei se vou conseguir me acalmar.

    Responder
    • rodney capp

      Olá!

      Fique tranquila, se FEZ todos os exames pré-operatórios, avaliação com o cirurgião assistente e anestesista, tudo dará certo! Qualquer coisa estamos a disposição!

      Responder
      • Graycielle

        Fiz uma histeroscopia cirurgica com anestesia entra venosa a mas de 30 dias que sinto como um peso na cabeça junto de tontura o que pode ser.

        Responder
        • rodney capp

          Isso pode ser devido a medicação, que podes ter alguma reação a algum medicamento aplicado na anestesia, sugiro que se hidrate bastante, ou seja, beba muita água, cerca de 50ml por quilograma de peso, por alguns dias até melhorar essa sensação, caso mesmo assim persista, pergunte ao seu cirurgião assistente se teve alguma intercorrência, tendo, verifique como resolver isto da melhor forma!

          Responder
  7. TERESINHA

    Fiz colonoscopia segunda feira 11.8.2023 tive crise de risos cantei chorei a pressão ficou muito baixa me disseram depois mas não me lembro de nada sentido muito frio tre mia cem para

    Responder
    • rodney capp

      Isso pode acontecer, chamamos isto de amnésia retrógrada, ou seja, esquece o que fez naquele momento do efeito do medicamento, tanto que antigamente era conhecido como soro da verdade, ou seja, as pessoas diziam coisas que são verdades e não lembravam de fazer aquilo.
      Este efeito está dentro da normalidade, fique tranquila!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.