Como os alinhadores invisíveis são usados em tratamentos

por jul 5, 2021Odontologia Estética, Problemas Bucais0 Comentários

Uma ótima opção para pacientes que precisem usar aparelhos ortodônticos são os alinhadores invisíveis! Como o próprio nome diz, esse tipo de aparelho é transparente, então não causa nenhum desconforto estético para o paciente durante o tratamento.

Eles são uma nova tecnologia dentro da Odontologia e prometem corrigir a maioria dos problemas que os aparelhos ortodônticos convencionais também conseguem, com a vantagem de ser discreto.

Para entender melhor sobre os alinhadores invisíveis, quais seus benefícios e para quais tratamentos são indicados, continue a leitura!


Como os alinhadores invisíveis funcionam?

Os alinhadores invisíveis têm o mesmo objetivo de um aparelho normal, mas o seu funcionamento e manutenção é um pouco diferente.

São um molde transparente que é colocado na arcada dentária. Por não serem fixos, a pessoa deve visitar o cirurgião dentista ocasionalmente para trocar o molde do alinhador conforme os dentes vão se endireitando.

Apesar de ser possível removê-lo durante o dia, o recomendado é que o tempo de uso diário seja de, no mínimo, 22 horas para que qualquer alteração na arcada dentária seja corrigida!


Um aparelho de alta tecnologia

Os alinhadores são personalizados para cada paciente. São planejados por meio de tecnologia digital tridimensional, a partir do escaneamento intraoral, moldagem, fotografias e radiografias da arcada dentária e do rosto do paciente.

Assim, no computador, é possível manipular as imagens 3D das má oclusões, simular a arcada dentária do paciente nos diferentes estágios do tratamento, prever como será realizado o alinhamento e qual será o resultado final de seus dentes!

A partir dessas simulações, os alinhadores invisíveis são fabricados com materiais como o acetato e o poliuretano, feitos sob medida para cada caso.


Quais as vantagens dos alinhadores invisíveis?

Como dito anteriormente, os alinhadores invisíveis são um ótimo aparelho para quem não quer sofrer com o desconforto estético!

Eles oferecem vários benefícios em comparação com o modelo tradicional, como o fato de ele não ser fixo, assim pode (e deve!) ser removido facilmente durante a alimentação, ingestão de líquidos e higienização dos dentes. Assim, eles também provocam menos dor e desconforto durante o uso.

Outro ponto vantajoso em relação aos modelos convencionais é que eles são trocados a cada duas ou três semanas, procedimento que pode ser feito em casa! A consulta para o acompanhamento do tratamento ocorre a cada 2 meses.

Em muitos casos, o uso dos alinhadores invisíveis conseguem até corrigir as condições em menor tempo de uso. Casos simples como sistema, por exemplo, podem levar apenas seis meses de uso!


Para quem eles são indicados?

Os alinhadores invisíveis podem ser usados para tratar vários problemas, como:

  • Má-oclusão dentária; 
  • Dentes tortos;
  • Dentes encavalados;
  • Diastema;
  • Imperfeições no alinhamento dentário;
  • Pacientes que fizeram uso do aparelho fixo por vários anos e os dentes voltaram com o problema inicial.

Eles podem ser usados por crianças, adolescentes e adultos. A única restrição de idade necessária é em crianças, que devem ter mais de 6 anos para que os dentes de leite sejam todos substituídos pelos dentes permanentes.

Para entender melhor caso a caso se você pode usar os alinhadores invisíveis, é muito importante marcar uma consulta com um cirurgião dentista de confiança.

Além disso, contar com um profissional qualificado durante todo o acompanhamento faz toda a diferença para trazer melhores resultados para o seu sorriso e sua autoestima!

Portanto, conte com a RR Medicina e Odontologia nesse processo!

Como os alinhadores invisíveis são usados em tratamentos | Blog RR

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.