Saiba o que são e como surgem os dentes inclusos

por maio 10, 2022Dente do Siso0 Comentários

Você já ouviu falar nos chamados “dentes inclusos”? A expressão pode parecer estranha, mas a gente te explica agora!

Eles nada mais são do que dentes que não nasceram devido a falta de espaço na arcada dentária. Um exemplo muito comum são os dentes do siso, que podem permanecer inclusos por muito tempo pelo fato de o paciente não ter espaço suficiente para sua erupção e, por vezes, acabam sendo extraídos.

Na maioria dos casos, são necessárias cirurgias para resolver a situação. Por isso, vamos entender melhor sobre os dentes inclusos agora nesse artigo.

Por que os dentes inclusos ocorrem?

Como visto anteriormente, os dentes inclusos são todos aqueles que ainda não nasceram no momento esperado para sua erupção. Mas, por uma causa específica: a falta de espaço na arcada dentária do paciente.

Outra causa recorrente é a presença de alguma alteração na boca do paciente que funciona como uma barreira para o dente não nascer.

Como exemplos, podemos citar a perda precoce de dentes decíduos (de leite), doenças, a presença de lesões patológicas (cistos e tumores) ou dentes extras, chamados de dentes extranumerários ou supranumerários.

Quais são os dentes inclusos mais comuns?

Os mais frequentes em pacientes, em ordem decrescente, são:

  • Terceiros molares (sisos);
  • Caninos superiores;
  • Pré-molares inferiores;
  • Caninos inferiores;
  • Pré-molares superiores;
  • Incisivos centrais superiores;
  • Incisivos laterais superiores;
  • Segundos molares inferiores.

Existem também dentes classificados como “semi-inclusos”, aqueles que erupcionaram parcialmente.

Conheça as possíveis complicações

Na maioria dos casos, a principal complicação é a condição chamada de pericoronarite, especialmente em sisos inferiores. Ela é uma inflamação da gengiva que recobre parcialmente os dentes inclusos.

No caso dos dentes semi-inclusos, que nasceram parcialmente, é comum que ocorra, até mesmo, um acúmulo de resto de alimentos na região, já que, com esta condição, os pacientes costumam ter dificuldade para higienizar os dentes, sujeitando o paciente ao aparecimento de cáries.

Existe tratamento para os dentes inclusos?

Sim! Existem algumas opções de tratamentos para os dentes inclusos, a depender de cada caso. Confira:

Tracionamento dentário

Na técnica do tracionamento dentário, os pacientes usam um aparelho ortodôntico para puxar os dentes caninos superiores inclusos, realizando o “aproveitamento” do dente.

Em muitos casos, o procedimento consiste em abrir espaço para o dente incluso, por meio da realização de uma pequena cirurgia que permite acessar o dente e colar um braquete ortodôntico e, por fim, fazendo o uso do aparelho ortodôntico que irá trazer o dente para posição correta dentro de alguns meses.

Remoção de sisos

Se os dentes inclusos em questão forem os sisos, eles não possuem nenhuma função importante e, por isso, a melhor opção é a remoção. Quanto antes ocorrer a cirurgia, maiores serão as chances de obter sucesso para reduzir a morbidade pós-operatória e ter uma melhor cicatrização.

Isso significa que o melhor momento para remover os sisos inclusos é entre os 16 e 20 anos, quando a raiz do dente não está totalmente formada e o osso da mandíbula ou maxila é mais flexível.

É possível evitar a inclusão dentária?

Sim. Alguns hábitos de higiene e saúde bucal podem ser imprescindíveis para evitar a condição.

Faz parte dos cuidados com o sorriso escovar bem os dentes após as refeições, fazer o uso correto do fio dental, evitar o consumo excessivo de alimentos muito ácidos e com muito açúcar e evitar hábitos parafuncionais, como roer unha ou morder objetos.

Relação entre dentes inclusos e dentes de leite

Sabia que, mesmo que os nossos dentes de leite caiam no início da vida, eles são importantes para o desenvolvimento da nossa saúde bucal? E isso inclui o aparecimento dos dentes inclusos!

Cuidados com os dentes de leite são essenciais, já que são responsáveis por manter o espaço necessário na arcada para que os dentes permanentes nasçam.

Também é essencial manter um acompanhamento da saúde bucal com frequência com um dentista de sua confiança. Assim, qualquer problema que esteja comprometendo a erupção de um dente permanente será diagnosticado o quanto antes.

Cuide da sua saúde bucal com a RR

Os dentes inclusos podem prejudicar os outros dentes e, em muitos casos, ferir a autoestima de pacientes por conta das alterações no sorriso.

Por isso, não deixe que esse problema prejudique sua qualidade de vida. Cuide da sua saúde bucal fazendo check-ups periódicos e, se você se identificou com algo deste artigo, venha nos fazer uma visita!

A equipe da RR Medicina e Odontologia está pronta para te receber!

dentes inclusos

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.