Entenda a diferença entre artroscopia da ATM diagnóstica e cirúrgica e quando são indicadas

por fev 21, 2022Distúrbios da ATM2 Comentários

A artroscopia da ATM é uma técnica minimamente invasiva utilizada para o diagnóstico e tratamento de lesões na articulação temporomandibular, como, por exemplo, dores persistentes na ATM, casos de hipermobilidade, hipomobilidade, estalos e crepitação.

O procedimento, que pode ser diagnóstico ou cirúrgico, torna-se necessário quando métodos conservadores não são suficientes para resolver os problemas na região.

Continue a leitura para entender as principais diferenças entre artroscopia da ATM diagnóstica e cirúrgica e quando são indicadas.

Antes disso, vamos apenas compreender a disfunção temporomandibular (DTM), suas causas e sintomas. Confira!

Disfunção da ATM

A disfunção temporomandibular (DTM) ocorre quando há um funcionamento anormal da articulação temporomandibular (ATM) ou nos músculos da mastigação.

Existem diversos motivos para a aparição dessas disfunções. Dentre as mais comuns, estão:

  • Apertamento dentário;
  • Bruxismo;
  • Morder objetos;
  • Mascar chiclete;
  • Roer unhas;
  • Estresse emocional;
  • Ansiedade;
  • Traumas e desgastes nas articulações.

Sintomas da DTM

Os sintomas mais característicos da disfunção temporomandibular são:

  • Dor de cabeça e enxaquecas (o mais relatado pelos pacientes); 
  • Dores na mandíbula e nos músculos de mastigação;
  • Dificuldades e estalos ao abrir a boca;
  • Zumbidos no ouvido
  • Espasmos musculares;
  • Dor irradiada ao pescoço.
  • Desgaste dos dentes.

Ao perceber qualquer sintoma citado, é fundamental procurar o auxílio de um cirurgião bucomaxilofacial, especialista que poderá diagnosticar e iniciar o tratamento o quanto antes.

Tratamentos para a disfunção temporomandibular

Existem diversos tratamentos indicados para os casos de disfunções temporomandibulares, variando de acordo com o tipo de disfunção que o paciente possui. Algumas possibilidades são placas dentárias, terapia à laser, sessões de fisioterapia, além de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

Porém, em quadros complexos ou quando esses tratamentos mais conservadores não obtêm sucesso, é preciso analisar a possibilidade de intervenção cirúrgica para solucionar a disfunção temporomandibular e aliviar as dores.

É nesse momento que pode ser cogitada a artroscopia da ATM. Entenda melhor a técnica a seguir.

Artroscopia da ATM

Como comentamos lá no início, a artroscopia da ATM é um procedimento minimamente invasivo utilizado para o diagnóstico e tratamento de lesões na articulação temporomandibular.  

Ele é feito através da videolaparoscopia, ou seja, com o auxílio de uma câmera que é introduzida no ouvido do paciente, permitindo que o cirurgião examine em detalhes o interior da ATM a partir de um monitor externo.  

O método pode variar a depender se a artroscopia da ATM será diagnóstica ou cirúrgica. Continue a leitura e saiba as principais diferenças entre elas.

Artroscopia da ATM diagnóstica

Em 1970, o médico Ohnishi desenvolveu uma técnica de visualização direta da articulação temporomandibular utilizando um pequeno artroscópio, baseando-se nos instrumentos utilizados para o joelho. 

Ao longo dos anos, essa técnica foi se refinando por meio de estudos de outros médicos e pesquisadores, até que, em 1986, foi criado o Grupo Internacional de Estudos de Artroscopia da ATM, com o intuito de racionalizar e normatizar o uso da técnica.

Essa instituição uniu todas as suas pesquisas e concluiu que a artroscopia da ATM: 

  • Concebeu-se como um passo à diante no diagnóstico e tratamento prévios da artrotomia (abertura cirúrgica da articulação);
  • É menos invasiva do que a cirurgia aberta;
  • Possibilita análises detalhistas de certas partes da ATM e em melhores condições do que a artrotomia;
  • Permite a observação das articulações em um meio mais natural, sendo possível diagnosticar a patologia na articulação por visão direta, biópsia ou ambos; 
  • Oferece recuperação e cicatrização mais rápidas, por conta do menor trauma, quando comparada à artrotomia.

Essa técnica consiste em realizar diversas pesquisas, estudos e análises, a fim de evitar a cirurgia, por ser um método invasivo, que necessita de um pós-operatório atencioso e que se torna a última solução para resolver os problemas da ATM. 

Quando a artroscopia diagnóstica é indicada?

Esse procedimento só é indicado quando observadas algumas características clínicas e também o histórico do paciente. Além disso, a fonte principal da disfunção e da dor deve ser articular e não miálgica (de dor muscular), como ocorre, normalmente, na síndrome miofascial. 

Outro ponto importante é que deve-se tentar tratamentos conservadores, como os citados anteriormente, por um tempo razoável antes de realmente partir para o procedimento.

Em algumas situações, a artroscopia da ATM diagnóstica já é indicada como primeira opção. São elas:

  • Dor pré-auricular inexplicada persistente e dor na ATM;
  • Confirmação clínica nos casos de hipermobilidade, hipomobilidade, estalos e crepitação;
  • Invasão tumoral local;
  • Artrite sistêmica com envolvimento da ATM.

Artroscopia da ATM cirúrgica

Diferente da artroscopia diagnóstica, que é feita através de um único ponto, a artroscopia cirúrgica requer dois pontos de punção e duas cânulas. Por uma delas, introduz-se o artroscópio e, na outra, os instrumentos cirúrgicos.

De forma geral, a artroscopia da ATM cirúrgica é indicada como tratamento principal nos seguintes quadros:

  • Desarranjos internos ou artropatias refratárias a outras terapêuticas;
  • Doença articular que requeira biópsia;
  • Sinovite;
  • Adesões discossinoviais;
  • Doença articular degenerativa.

Como se trata de um procedimento cirúrgico, podem ter complicações durante a realização da cirurgia e no pós-operatório, sendo difícil até mesmo para um cirurgião experiente.

Geralmente, essas complicações estão relacionadas ao uso inadequado da técnica, ao nível de experiência do cirurgião e à anatomia do paciente, ou seja, nem todos os fatores podem ser controlados 100%, e sempre há um risco. Por isso, sempre procure a orientação de especialistas qualificados!

Conheça a RR Medicina e Odontologia

Focamos sempre em inovação, contando com equipamentos de última geração que nos possibilitam atender cada paciente com total segurança e agilidade.

Todos os nossos profissionais são especialistas, mestres e doutores pela Universidade de São Paulo (USP), com experiências de estágios no exterior.  

Um marco significativo da RR Medicina que demonstra o nosso reconhecimento é nossa participação em entidades internacionais como a IAOMS – International Association of Oral and Maxillofacial Surgeons e a AAOMS – American Association of Oral and Maxillofacial Surgeons.

Prezamos pelo alto padrão de qualidade e temos um exigente sistema de esterilização dos instrumentos utilizados para cada procedimento.

Venha nos conhecer!

Prof. Dr. Rodney Pallotta – CRO-SP 80617

Dr. Roger Pinto Antônio | CRM-SP 74174 – RQE 31997

artroscopia da ATM

2 Comentários

  1. Liane Bentes Geschwandtner

    Preciso de ajuda se devo fazer cirurgia atm ? Posso mandar exames que tenho.
    Se puder me ajudar agradeço muito

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.