Quando é necessário fazer enxertia óssea no implante dentário?

por jun 28, 2021Odontologia Estética, Problemas Bucais6 Comentários

Você já ouviu falar em enxertia óssea? É uma cirurgia que corrige a perda de altura ou espessura de ossos ao retirar um fragmento de osso de uma região para reparar o local em que houve desgaste.

No caso da Odontologia, esse procedimento é uma tecnologia recente e muito usada no implante dentário. Pacientes que perderam um ou mais dentes por qualquer causa podem recorrer ao implante dentário e trazer vários benefícios para a sua vida.

Para que esse procedimento seja feito com sucesso, em alguns casos, é preciso da enxertia óssea. Continue a leitura para entender melhor!

Para que serve a enxertia óssea no implante dentário?

A enxertia óssea serve para deixar o implante dentário mais fixo na arcada dentária do paciente, deixando o processo muito mais eficiente.

O implante dentário é implantado por meio de um pino metálico que é inserido no osso do maxilar, no local onde o dente foi perdido. Ele vai fazer a função da “raiz” do dente da prótese.

Assim, uma coroa é colocada no pino, e são essas estruturas que vão segurar o implante. Hoje, temos tecnologias avançadas que permitem que as próteses sejam muito semelhantes a dentes reais.

Assim, a enxertia óssea pode ser requerida para dar mais suporte na hora de colocar o implante na estrutura óssea da arcada dentária.

Em quais casos a enxertia óssea é necessária no implante dentário?

A enxertia óssea deve ser feita quando o osso da mandíbula do paciente for muito fino ou mole, deixando propenso para que o implante dentário não seja fixo corretamente.

Na ausência de espessura e outras condições necessárias para a prótese, a enxertia óssea é a melhor opção!

Ela é feita a partir do enxerto ósseo retirado de outra região, ou pode ainda ser feita por meio de materiais sintéticos que complementam a região que precisa de reparos.

Quem irá avaliar as condições e cada caso é o cirurgião dentista. Por isso, é muito importante consultar um especialista de confiança para receber um tratamento de qualidade.

Para quem a enxertia óssea é indicada?

Como dito anteriormente, é importante a avaliação de um cirurgião dentista para que ele consiga avaliar cada organismo, que manifesta as suas necessidades de maneira única.

Entretanto, no geral, existem algumas contraindicações. São elas:

  • Pacientes com doenças periodontais, que devem ser tratadas antes do procedimento;
  • Pacientes diabéticos;
  • Pacientes fumantes;
  • Pacientes menores de 18 anos.

Causas do desgaste ósseo

O desgaste ósseo pode ocorrer a partir das quedas e fissuras que podem lesionar a região bucal. Assim, traumas e outras alterações podem causar fissuras nos ossos, atrofia e o seu desgaste.

Quando ocorrem as quedas de dentes, os ossos fissurados, que antes davam a sustentação ao dente, acabam sendo reabsorvidos pelo organismo. Esse processo também altera as condições da gengiva e dos tecidos da região, já que não existe mais o que os sustente.

Com o tempo, todo esse processo vai se intensificando e prejudicando a saúde bucal, sendo a melhor opção para preencher essa composição da arcada dentária a enxertia óssea.

Entretanto, muitos pacientes acabam não procurando pelo tratamento imediatamente após o acontecido, e por isso, a região fica tão comprometida e necessita de enxerto ósseo.


Procure o cirurgião dentista!

É muito importante realizar check-ups bucais, tanto em casos de quedas, ou de pequenas fissuras no dente, para que não seja preciso realizar tanto o enxerto ósseo, quanto o implante dentário!

É importante ressaltar também que esse é um procedimento que pode levar algum tempo para que o corpo se adapte com o enxerto ósseo, antes de colocar o implante. Essas são variantes que variam de organismo para organismo.

Portanto, conte com um especialista cirurgião dentista para que ele consiga te auxiliar da melhor maneira possível!

A RR Medicina e Odontologia oferece o tratamento dos implantes dentários e da enxertia óssea, se necessário. Entre em contato!

Quando é necessário fazer enxertia óssea no implante dentário? | RR Medicina e Odontologia Blog

6 Comentários

  1. Valnea lopes de paiva

    Eu fiz implante dos pinos e depois disso meu rosto lábios mudou completamente como tivesse ficado flácido e caído. E sentindo muito desconforto. Procurei orientação de outro profissional, provavelmente perda óssea

    Responder
    • rodney capp

      Pode acontecer, varia de cada caso, mas quem dá volume e sustentação ao labiovelares(s) são os dentes (próteses sobre os implantes)!

      Responder
  2. Renata

    Estou com uma raiz condenada, fui no dentista e ele disse que minha raiz é larga e provavelmente terá que fazer enxerto. Vai depender da recuperação após extração da raiz, mas além de ficar meio apreensiva como é essa retirada de osso em mim mesma, também tem o valor de um implante não convencional que parece ser caro. Deus queira que eu não precise fazer enxerto.

    Responder
    • rodney capp

      Tem coisas que PODEM ou não acontecer, tudo varia de acordo com cada planejamento, daí a necessidade de individualizar CADA tratamento, saúde não é receita de bolo!

      Responder
  3. Robson

    Pino do implante no dente fronta , quando dentista vai apertar dói , mas só nesse momento , no restante do tempo nem sinto ele , ela me disse que tenho que fazer enxerto e fiquei preocupado, já tem 5 meses que coloquei e ainda não foi feito o molde da coroa

    Responder
    • rodney capp

      Pode ser que tenha perdido um pouco de osso ou até mesmo inflamação gengival;

      Vale a pena procurar sobre colocar enxerto SOBRE o implante, e verificar a eficácia sobre isso, pois nem sempre dependendo do implante podemos ter um sucesso, isto varia! Consulte o assistente para ter maiores informações sobre seu caso

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.