Você sabe o que é disfunção craniomandibular? Talvez você não conheça a condição com esse nome, mas certamente já ouviu falar sobre ela.
Disfunção craniomandibular é sinônimo de disfunção temporomandibular ou disfunção de ATM. ATM, ou articulação temporomandibular, é a articulação que liga a mandíbula ao crânio, mais especificamente ao osso temporal.
Saiba mais sobre o distúrbio, seus sintomas, causas e tratamentos. Acompanhe.
O que é disfunção craniomandibular?
A disfunção craniomandibular se caracteriza por um conjunto de sinais e sintomas que resultam de uma anormalidade na articulação temporomandibular.
A mandíbula articula com a cavidade articular do osso temporal com um disco articular interposto. Uma série de outras estruturas estão envolvidas nesse processo, principalmente músculos e ligamentos. A ATM é uma das articulações mais complexas do corpo humano.
Para localizá-la, basta colocar os dedos usando como parâmetro a frente das orelhas e abrir e fechar a boca. Essa articulação que você sentirá é a temporomandibular. Está na união entre a mandíbula (inferior) e o crânio (superior) à frente do ouvido e da orelha, veja na imagem a seguir:
Em caso de disfunções, diversos fatores podem estar relacionados:
Extrínsecos:
- Espasmos e contraturas;
- Miosites;
- Fibrose e anquilose extracapsular;
- Neoplasias.
Intrínsecos:
- Desordem do disco articular;
- Capsulites e Sinovites;
- Artrites;
- Artroses;
- Fibrose capsular;
- Anquilose óssea;
- Defeitos do desenvolvimento;
- Neoplasias.
Sinais e sintomas
Além da análise feita anteriormente, outra forma de entendermos o que é disfunção craniomandibular é compreender sua sintomatologia, o que também facilita o reconhecimento da condição.
Dentre as principais manifestações clínicas da doença, podemos citar:
- Capacidade limitada para abrir a boca;
- Estalos ao movimentar a articulação;
- Dificuldades para mastigar;
- Inchaço do lado da face;
- Zumbidos no ouvido;
- Dor em um ou em ambos os lados do rosto.
Qual profissional devo procurar?
Em casos de suspeita de disfunção craniomandibular, procure um cirurgião bucomaxilofacial, especialista em dor orofacial, é o profissional que cuida deste e de outros problemas relacionados à estrutura facial.
Diagnóstico de disfunção craniomandibular
Durante a consulta, o cirurgião irá avaliar o histórico clínico do paciente, a sintomatologia apresentada e as características observáveis da articulação.
Um exame clínico minucioso é essencial para um correto diagnóstico. Vale ressaltar que a disfunção, além de multicausal, pode ser confundida com outras condições dolorosas, podemos citar como exemplo as dores de origem dentária e as infecções bucais.
Apenas o especialista, após estudar o caso, pode confirmar ou descartar a doença, e então orientar o tratamento.
Como tratar?
Existem diversas formas de tratar a disfunção craniomandibular, algumas delas mais conservadoras, como autocuidados, medicação, placa de mordida, fisioterapia etc.
Quando tais opções terapêuticas não são suficientes, ou se houverem alterações específicas nas articulações, a cirurgia pode ser indicada.
O importante é ficar atento aos sintomas e procurar o profissional diante de qualquer suspeita. Se esse é o seu caso, entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta.
A RR Medicina e Odontologia é uma clínica voltada ao atendimento estético funcional da face, buscando a melhoria do sorriso e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.
0 comentários