Conheça o aparelho para bruxismo e como é feito o tratamento

por set 6, 2021Distúrbios da ATM, Distúrbios do Sono0 Comentários

O bruxismo é uma condição que causa diversos sintomas desagradáveis nos pacientes como dores na mandíbula e no rosto, dores de cabeça frequentes e sensação de que seus dentes estão moles. Para essas pessoas, o aparelho para bruxismo é uma ótima opção!

Mas, antes de explicar como é feito o tratamento, vamos entender melhor o que é o bruxismo, quais suas causas e como o aparelho pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a condição.

Continue a leitura!


Bruxismo: o apertamento dos dentes

O bruxismo é a condição em que ocorre o ranger e/ou apertar dos dentes. Essa ação é involuntária e é considerada o terceiro distúrbio do sono mais comum, perdendo apenas para o sonilóquio (falar enquanto dorme) e o ronco.

Ele pode ocorrer tanto durante a noite quanto durante o dia, quando é excepcionalmente chamado de briquismo ou bruxismo de vigília.

Além de ser um distúrbio do sono, também é considerado como um hábito parafuncional (que são pequenas “manias” que fazemos de maneira frequente), assim como o roer das unhas.

Infelizmente, o bruxismo e outros hábitos parafuncionais prejudicam a nossa saúde bucal, já que fazem pressão em nosso rosto e, assim, comprometem nossas estruturas ósseas e dentárias.

Geralmente, suas causas estão ligadas à questões psicológicas, como você verá abaixo.


Causas do bruxismo

As causas do bruxismo podem ser várias, como:

  • Estresse e ansiedade: Situações em que passamos mais nervoso, com sentimentos como  raiva, ansiedade e frustrações, podem ter como resposta física o bruxismo;
  • Dificuldade para dormir: Apesar de também ser uma consequência, pesquisas mostraram que ações como roncar, falar durante o sono e até mesmo a apneia do sono aumentam o risco de desenvolvimento do bruxismo noturno;
  • Uso de substâncias e medicamentos: Se você é um usuário de substâncias como tabaco, álcool e cafeína em excesso, ou também de medicamentos psiquiátricos, antidepressivos e fármacos destinados para condições neurológicas, está mais propenso a desenvolver o bruxismo. Nesses casos, consulte um cirurgião dentista para alinhar como se prevenir.


Afinal, como funciona o aparelho para bruxismo?

O aparelho para bruxismo serve como um tipo de protetor para os dentes. Assim, ele dificulta a movimentação excessiva e o seu apertamento decorrente, além de contribuir para o relaxamento da musculatura.

Ele é uma placa estabilizadora, também chamada de placa de mordida ou miorrelaxante. É personalizada para cada paciente, feita sob medida de acordo com a arcada dentária.

Dependendo do caso de cada paciente, o aparelho para bruxismo pode ser usado apenas de manhã, apenas à noite ou nas duas situações. É importante alinhar corretamente com o seu cirurgião dentista.

Existem dois tipos diferentes de materiais que podem ser confeccionadas: acrílico e silicone. Contudo, o mais indicado é o de resina acrílica, já que possui maior rigidez e auxilia mais rapidamente no parar de ranger dos dentes.

O uso do aparelho para bruxismo também tem como objetivo evitar o comprometimento da articulação temporomandibular (ATM) e os desgastes, lascas e fraturas dos dentes, sensibilidade na região bucal, dores de cabeça e musculares.

Esses problemas, se não evitados, podem levar ao comprometimento da mordida, como mordida aberta anterior. Nesses casos, o paciente deve ser submetido a cirurgia ortognática para reverter o caso.


Como saber se eu preciso utilizar o aparelho para bruxismo?

É importante, primeiro,se atentar a alguns sinais a fim de identificar se o bruxismo está presente em sua vida e, assim, procurar ajuda médica para verificar a necessidade do aparelho. São eles:

  • Ranger e apertar dos dentes;
  • Movimentos de mandíbula em situações de estresse;
  • Dificuldade de abrir a boca;
  • Dores musculares na região da face;
  • Dor de cabeça ao levantar pela manhã;
  • Hipersensibilidade dos dentes;
  • Dentes quebrados;
  • Sonolência e cansaço;
  • Redução da produção de saliva.


Aparelho para bruxismo e o tratamento

Como o bruxismo está muito ligado à questões psicológicas, é importante realizar um tratamento multidisciplinar para os pacientes.

Assim, o tratamento para quem sofre com a condição inclui o uso do aparelho para bruxismo (placas estabilizadoras), mudanças comportamentais e orientações de higiene do sono.

Alguns exercícios de relaxamento e alongamento facial também são recomendados, além da aplicação de gelo na região. Essas medidas evitam o inchaço e reduzem as dores faciais.

Por fim, é importante tentar colocar em sua rotina momentos de descanso e prazer para evitar o estresse. É recomendado que pacientes tentem uma mudança comportamental ao tentar não se incomodar com pequenas coisas.

Pacientes podem iniciar ioga, realizarem psicoterapia ou qualquer outra atividade que preferirem para ajudá-los nessa situação. 

Além disso, ter hábitos de vida mais saudáveis como dormir bem, beber água e praticar exercícios físicos pode auxiliar a reverter o quadro.

Se necessário, o cirurgião dentista também pode indicar alguns medicamentos para ajudar a tratar o bruxismo, geralmente em casos mais graves e por curto período de tempo.

Vale lembrar que o aparelho para bruxismo deve ser higienizado com uma escova macia e detergente neutro todos os dias e sua manutenção deve ser feita a cada seis meses no seu cirurgião dentista de confiança para ter sucesso em seu tratamento.

Conte com a RR Medicina e Odontologia para receber um tratamento excepcional com o aparelho para bruxismo e ter melhor qualidade de vida.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts