A laserterapia, já utilizada em muitas outras áreas da saúde, tem se mostrado muito útil na odontologia. Você ainda não conhece os seus benefícios para a saúde bucal?
Então esse artigo é para você! Continue a leitura e descubra o que é, quais são os benefícios e, ainda, as principais aplicações da laserterapia na odontologia.
O que é laserterapia?
A laserterapia é um tratamento bastante versátil que utiliza raios de laser. No caso da saúde bucal, o procedimento contribui para a regeneração dos tecidos com a vantagem de não ser um tratamento invasivo e dolorido!
Na prática, é utilizado um equipamento que conta com um raio de luz e ondas magnéticas, que entra em contato com o tecido e leva a reações de biomodulação e cicatrização.
Seus efeitos variam de acordo com a potência aplicada, assim, a terapia pode ser utilizada para diferentes finalidades.
Quais são os benefícios da laserterapia?
Os benefícios da laserterapia são o principal motivo dela estar se popularizando tanto e em diversas áreas.
O tratamento pode ser aplicado de forma direta ou atuar como coadjuvante em procedimentos específicos. Veja abaixo os seus benefícios:
- Ação analgésica e anti-inflamatória
- Regeneração de tecidos
- Cicatrização de feridas
- Remoção de vírus
- Descontaminação dos canais dentários
- Clareamento dental
- Redução de edema
- Revitalização de pele
Principais aplicações da laserterapia na odontologia
Com todos esses benefícios, é de se imaginar que a laserterapia possua uma vasta aplicação. Confira alguns exemplos a seguir.
Dor de dente
Graças a sua função analgésica e anti-inflamatória, a laserterapia tem se mostrado bastante benéfica para dor de dente, sendo indicada em casos pós-operatórios, dores nevrálgicas, mialgias e de origem pulpar.
Aftas e feridas
Como vimos, o tratamento estimula a regeneração dos tecidos, contribuindo para a recuperação de lesões. Além disso, sua ação anti-inflamatória auxilia no alívio da dor, comumente associada a esses casos.
Clareamento dental
A laserterapia pode ser útil como coadjuvante no clareamento dentário. Nesses casos, sua função é ativar o gel de peróxido, principal ingrediente do tratamento.
Sensibilidade dentária
Sem dúvidas um dos principais problemas odontológicos, a sensibilidade dentária acontece quando a raiz do dente fica mais exposta, o que pode causar incômodos ao paciente.
Dessa forma, a laserterapia contribui para alívio dos sintomas, em especial a dor, graças a sua ação anti-inflamatória.
Doenças oncológicas
A técnica vem sendo muito utilizada na recuperação de pacientes oncológicos que passarão por cirurgias na boca. O tratamento ajuda no alívio das dores, da sensibilidade e, ainda, previne infecções e a expansão de bactérias.
Herpes labial
São diversos os benefícios da terapia para casos de herpes labial: aumenta a imunidade, acelera a cicatrização, regenera os tecidos, diminui a dor e até mesmo elimina os vírus.
Dores nas articulações temporomandibulares
As articulações temporomandibulares ligam os ossos do crânio à mandíbula.
Diversas são as causas de problemas nessa região, que podem causar dor, zumbido no ouvido e dificuldades para abrir e fechar a boca.
O laser, por sua ação analgésica, ajuda a amenizar a inflamação e, consequentemente, esses sintomas.
Auxílio em procedimentos cirúrgicos
Não dá para falar sobre como funciona a laserterapia dentro da odontologia sem citar suas aplicações em procedimentos cirúrgicos.
O tratamento pode ser aplicado para reduzir o desconforto na aplicação de anestesias, também contribuindo para uma melhor absorção do anestésico.
Além disso, ajuda na diminuição dos edemas durante o procedimento, esteriliza a área do corte e reduz o sangramento.
Faça a sua consulta com a RR Medicina e Odontologia!
Como você pode ver, a laserterapia já conquistou o seu espaço na odontologia e oferece muito mais conforto e segurança para os pacientes.
Essa é uma tecnologia que você encontra nos tratamentos e acompanhamentos da RR Medicina e Odontologia. Entre em contato para agendar a sua consulta!
0 comentários