Assim como toda cirurgia, a cirurgia ortognática é um procedimento que conta com várias fases de pré, durante e pós-operatório muito importantes com vários cuidados.
Todo o procedimento é planejado pelo cirurgião bucomaxilofacial, que avalia cada necessidade dos pacientes para obter o melhor resultado final e eliminar as consequências da má oclusão.
Muitas vezes, alguns pacientes precisam utilizar elásticos de borracha no pós-operatório para garantir um melhor retorno estético e funcional das estruturas craniofaciais. Você sabe como eles funcionam?
Vamos falar ao longo deste artigo sobre os elásticos de borracha após a cirurgia ortognática e quando são indicados. Vem entender melhor!
Para que serve a cirurgia ortognática?
A cirurgia ortognática é uma técnica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dentofaciais.
Isso significa que sua mandíbula ou maxila não teve um crescimento normal e/ou estão desalinhadas. Isso pode originar vários problemas, como distúrbios da mordida, articulações e respiração.
Não apenas a funcionalidade, mas também pode ser perceptível na estética facial, o que prejudica muito a autoestima de vários pacientes.
Pós cirurgia ortognática: o que são os elásticos?
Os elásticos de borracha, também chamados de elásticos intermaxilares, são pequenos elásticos que servem para auxiliar no pós-operatório imediato de cirurgia ortognática para obter um melhor resultado.
Isso porque, após a cirurgia ortognática em que a mandíbula e maxila foram posicionadas da maneira correta, o músculo tende a ter uma memória e querer “retornar” à posição inicial de má oclusão.
Para colocar os elásticos, são colocados pequenos microparafusos de titânio na gengiva dos pacientes que irão segurar os elásticos e são temporários.
Já no caso dos pacientes usarem aparelhos ortodônticos, os elásticos são colocados diretamente no dispositivo.
Há anos atrás, em vez do uso de elásticos, eram usadas técnicas em que os pacientes ficavam com os dentes fechados por várias semanas no pós-operatório e só era possível se alimentar com uma seringa, despejando os líquidos nas laterais da boca.
Por isso, os elásticos são uma ótima opção e um grande avanço na área da Odontologia e da Cirurgia Ortognática.
Para que servem os elásticos?
Você viu que os elásticos servem para uma melhor funcionalidade estética na recuperação do paciente após a cirurgia ortognática.
Isso porque os elásticos ajudam em várias questões, como:
- Exercitam os músculos mastigatórios
- Auxiliam no avanço do tratamento ortodôntico
- Promovem uma recuperação mais rápida dos maxilares
- Ajudam a estabilizar a reconstrução da região
- Controlar o tônus muscular durante o primeiro mês, evitando que os músculos exerçam uma pressão exacerbada na região
Como é o uso dos elásticos após a cirurgia ortognática?
De maneira geral, são utilizados dois tipos de elásticos em momentos diferentes: os duros, que são colocados logo após a cirurgia, e os macios, que são usados após a primeira semana de recuperação.
Dessa forma, os elásticos duros serão fixos na primeira semana e você não poderá retirá-los em nenhum momento.
Após esse momento, eles são trocados pelos macios, permitindo que o paciente os retirem para comer, fazer exercícios e cumpra com a higiene bucal.
A retirada final dos elásticos macios será decidida com o seu cirurgião bucomaxilofacial, que irá avaliar como anda a sua recuperação e suas necessidades anatômicas.
Alinhe todas as dúvidas com o seu cirurgião bucomaxilofacial
É fundamental receber e cumprir todas as orientações do seu cirurgião bucomaxilo para entender como remover esses elásticos e fazer sua manutenção da maneira correta. Não fazer o procedimento corretamente pode afetar os resultados da cirurgia.
Em alguns casos, pacientes podem relatar dores na articulação temporomandibular e nos ouvidos após a cirurgia ortognática e uma das causas pode ser a tensão causada pelos elásticos.
Se isso acontecer, não remova os elásticos e procure imediatamente o seu cirurgião bucomaxilo para obter orientação sobre quais medidas devem ser tomadas. Geralmente, é prescrito o uso de analgésicos para conter a dor.
Se os elásticos quebrarem, a recomendação é que o paciente pode ficar até 72 horas sem usá-los contato que procure seu médico para fazer a substituição.
No demais, é importante realizar todo o processo com um profissional de confiança e que tenha um consultório sólido e moderno para melhor te atender.
Precisa realizar uma cirurgia ortognática? Vem conversar com a nossa equipe e conhecer a nossa clínica!
0 comentários