O que é mordida cruzada e como isso impacta na qualidade de vida?

por jan 11, 2021Cirurgia Ortognática, Problemas Bucais3 Comentários

Para entender o que é mordida cruzada, basta pensar em uma caixa com uma tampa menor que sua parte de baixo, ou seja, nessa condição, a parte superior da arcada dentária encaixa-se por dentro da inferior. 

Na maioria dos casos, é um problema bem perceptível, pois além das alterações funcionais, há um significativo dano estético, deixando o queixo com uma proeminência para frente. Assim, a autoestima e a qualidade de vida do paciente acabam sendo bastantes afetadas.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o que é mordida cruzada, suas principais causas, as possíveis complicações da condição e seu tratamento. 

O que é mordida cruzada?

A mordida cruzada é um distúrbio que afeta o maxilar e a mandíbula. O encaixe entre as arcadas dentárias é anormal, de modo que a arcada superior (maxilar), quando a boca está fechada, encaixa-se internamente a inferior (mandíbula), exatamente o oposto do que deveria acontecer. 

Causas

Diversos motivos podem explicar esse desalinhamento. Dentre as causas mais comuns estão alguns maus hábitos que a maioria das crianças possuem, como chupar chupetas ou o dedo, o que compromete o desenvolvimento da mordida, levando ao desvio. 

Nesses casos, cabe aos pais ficarem atentos aos sinais de problema e buscar por um acompanhamento com o odontopediatra o quanto antes. 

Contudo, não podemos deixar de comentar também os fatores genéticos, que em muitos casos estão por trás da anomalia. O crescimento ósseo anormal pode ser uma herança hereditária, devendo ser corrigido através da cirurgia ortognática. 

Outras causas menos comuns são a respiração bucal e o contato prematuro com alguns dentes. 

Consequências da mordida cruzada que podem impactar na qualidade de vida

A mordida cruzada, se não tratada, pode causar diversas complicações. Podemos citar como exemplos o desgaste excessivo dos dentes e das gengivas, frequentes mordidas acidentais nas bochechas, aumento do risco de cáries e dor na região do pescoço e dos ombros. 

Agora, imagine só uma combinação entre todos esses prejuízos e o incômodo provocado pelo desequilíbrio estético também causado pela condição. A qualidade de vida do paciente é significativamente abalada. 

Como tratar a mordida cruzada?

Graças aos avanços da ciência odontológica, temos à disposição variadas opções de tratamento para correção da mordida cruzada. A escolha da metodologia terapêutica dependerá muito da gravidade e das características de cada caso. 

Conheça algumas das mais indicadas: 

Uso de aparelhos dentais

Os aparelhos ortodônticos são suficientes para alguns pacientes. Existem diversos tipos de aparelhos, dos fixos aos alinhadores transparentes.

Cirurgia ortognática

A cirurgia ortognática trata anormalidades no desenvolvimento ósseo da face, como vimos, uma das principais causas da mordida cruzada. O procedimento reposiciona o maxilar, corrigindo a condição. 

Expansores de palato

Como o próprio nome diz, os expansores são capazes de ampliar a arcada dos dentes superiores, contribuindo assim para o tratamento da mordida cruzada. 

Apenas o seu dentista e o cirurgião bucomaxilofacial, após estudarem o seu caso, poderão indicar qual a melhor solução para você. Entre em contato e agende agora mesmo uma consulta.

Mordida cruzada

3 Comentários

  1. Raissa

    Tenho 16 anos e tenho mordida cruzada anterior o queixo e bem pra frente,puxei a genética do meu pai, ainda serve usar um aparelho ou já está tarde?

    Responder
    • Manuela de Carvalho Welter

      amiga vou dizer isso pelo meu caso, porque também tenho mordida cruzada anterior, no meu caso eu tive que usar primeiro o aparelho hyrax por 4 meses e já estou com o aparelho de braquetes, também tenho 16 anos, então acho que dá sim pra você usar, caso você não possa tem a cirurgia como opção. Minha irmã está usando aquele aparelho da frente pra nivelar o queixo que ta como você disse que ta o seu, no meu caso não precisou, ela também está usando o mesmo que eu usei atrás, o hyrax

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.