Qual a relação entre doenças respiratórias e a saúde bucal?

por jun 7, 2021Problemas Bucais0 Comentários

Você sabia que muitos problemas respiratórios estão ligados à saúde bucal? Isso porque um sintoma comum dessas doenças é a respiração pela boca, o que pode gerar várias alterações na estrutura óssea e arcada dentária do nosso rosto. 

Assim, este hábito acaba trazendo vários problemas para a estrutura dentária de pacientes, afetando até mesmo a função de mastigação!

Para entender melhor sobre o assunto, listamos alguns pontos mais importantes sobre a relação entre as doenças respiratórias e a saúde bucal. Confira!

Quais doenças respiratórias interferem na saúde bucal?

Existem vários problemas respiratórios que fazem com que o paciente respire pela boca, como o desvio de septo, alergias como sinusite ou rinite e a asma.

Uma das causas desses problemas pode ser a má formação anatômica do nariz e da boca. Ainda, outras questões de crescimento, como o uso da chupeta e da mamadeira por muito tempo na infância, que podem acarretar essas condições.

Como respirar pela boca pode afetar a minha saúde bucal?

O ato de respirar pela boca provoca a passagem indevida de ar. As consequências são muitas: o ressecamento da região e a diminuição da produção de saliva. Assim, a pessoa fica mais propensa a desenvolver cáries, gengivite e problemas periodontais.

A longo prazo, este hábito pode levar ao desenvolvimento de dentes tortos e/ou amontoados, mordidas cruzadas ou abertas, mal desenvolvimento da mandíbula e Síndrome da Respiração Bucal (SRB), principalmente em crianças. Em casos mais graves e duradouros, pode até mesmo trazer condições cardíacas prejudiciais à saúde.

Outra questão importante é que o tratamento das doenças respiratórias podem incluir medicamentos que realizem alterações no trato respiratório dos pacientes.

Por exemplo, anti-inflamatórios corticosteroides utilizados para tratar asma e a rinite alérgica podem aumentar o risco de contrair infecções fúngicas e trazem a boca seca, assim como anti-histamínicos, utilizados no tratamento da sinusite.

Com a oxigenação do cérebro pelo ar que entra pela boca, alguns problemas cognitivos também podem se manifestar, como dificuldades na capacidade de atenção e posterior baixo rendimento nos estudos e no trabalho.

Como posso me prevenir?

A consulta regular com um odontologista é fundamental para assegurar que a saúde bucal não foi comprometida.

É muito importante conversar com o especialista de confiança sobre suas condições respiratórias, se são utilizados remédios para algum tratamento e com qual frequência.

Agende uma consulta com os profissionais da RR Medicina e Odontologia e faça um check-up bucal!

Qual a relação entre doenças respiratórias e a saúde bucal? | RR Medicina e Odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.