Mitos e verdades sobre o implante dentário

por maio 31, 2021Odontologia Estética, Problemas Bucais0 Comentários

O implante dentário é um suporte de metal que vem acompanhado de uma prótese dentária, com o intuito de substituir um ou mais dentes que tenham sido perdidos.

Ele é inserido na arcada dentária do paciente durante a cirurgia, como se fosse a raiz do dente perdido. Assim, a prótese artificial fica idêntica a um dente comum!

Esse procedimento traz vários benefícios para os pacientes, em destaque, a melhoria da auto estima e a devolução da qualidade de vida, já que a função mastigatória e de fala não é mais prejudicada.

Entretanto, como toda cirurgia, alguns medos e preconceitos rodeiam esse assunto. Neste post, vamos esclarecer de uma vez por todas o que é mito e o que é verdade sobre o implante dentário!

Mito ou verdade?

O implante dentário é indicado apenas para idosos

Mito! Por existir essa associação de que apenas quando envelhecemos os nossos dentes acabam ficando mais frágeis e, assim, podemos perdê-los, entende-se que os implantes são apenas para a terceira idade.

Entretanto, eles não são exclusivos para os idosos! Qualquer paciente que tenha perdido um ou mais dentes pode fazer o implante, seja por motivos de acidentes, doenças ou outras situações.

Posso extrair o dente e fazer o implante no mesmo dia

Verdade! É possível, e também recomendável, que se faça a extração e o implante no mesmo dia.

Isso porque a demora pode fazer com que o osso inicie um processo de reabsorção fisiológica que pode dificultar o implante dentário.

O meu implante pode cair sozinho

Mito! O implante é um suporte de metal, geralmente de titânio, que é colocado na gengiva de pacientes por meio de cirurgia.

Esse procedimento fornece segurança para que a prótese dentária permaneça fixa e estável na boca do paciente, permitindo que ele faça as suas funções bucais à vontade, como comer e falar!

Meu corpo pode rejeitar o implante dentário

Mito! Primeiro, a cirurgia feita por um profissional e utilizando materiais de qualidade é um método seguro para devolver todo o conforto nas funções bucais do paciente.

Segundo, como o implante é geralmente de titânio, esse material não corre o risco de sofrer rejeição do corpo.

Complicações são muito raras nos implantes dentários, e podem ser tratadas com um odontologista de confiança.

Não existem contraindicações para o implante dentário

Meio mito, meio verdade. Ou seja, depende! O implante dentário pode ser feito, por exemplo, por pacientes que tenham doenças crônicas como diabetes e condições cardíacas, desde que façam o acompanhamento médico.

Entretanto, algumas condições devem ser consideradas antes de optar pelo procedimento.

Uma delas é que é preferível que o paciente tenha mais de 18 anos, já que até essa idade, o indivíduo ainda não apresenta o crescimento ósseo finalizado.

É preciso também realizar uma avaliação bucal para confirmar se você tem gengivas saudáveis e ossos que conseguem sustentar o implante.

Outra questão importante é que fumantes podem realizar a cirurgia, mas têm a maior probabilidade de perder o implante se continuarem com o hábito.

Assim, é importante abrir o jogo com o seu odontologista para ter um melhor alinhamento e receber orientações sobre o procedimento!

Devo ter bons hábitos de higiene bucal até mesmo depois do implante

Muito verdade! Hábitos de higiene bucal são sempre importantes, mas após o implante, os cuidados devem ser redobrados.

Afinal, a recuperação de processos cirúrgicos sempre pedem para que a região em que foi realizada seja sempre bem higienizada.

Depois do procedimento, os dentes artificiais também requerem cuidados especiais para que as gengivas não sejam comprometidas e não ocorra complicações com o seu implante.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Para mais informações, entre em contato com a RR Medicina e Odontologia!

Mitos e verdades sobre o implante dentário | Blog RR Medicina e Odontologia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.