A Odontologia do Sono é uma especialidade na qual é feito o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios do sono relacionados às vias aéreas, estrutura óssea e dentária de pacientes.
Os tratamentos da Odontologia do Sono são feitos em conjunto, por uma equipe multidisciplinar de profissionais, com médicos, dentistas, cirurgiões dentistas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos.
Um estudo da Royal Philips mostrou que cerca de 72% da população brasileira têm algum tipo de doença relacionada ao sono. Isso afeta e muito a qualidade de vida dos indivíduos, já que uma boa noite de sono é uma etapa importante para ciclos vitais do nosso corpo e para uma boa memória.
Então, conheça melhor a Odontologia do Sono e como ela pode trazer inúmeros benefícios!
Quais distúrbios a Odontologia do Sono trata?
Essa especialidade consegue tratar problemas como a síndrome da apneia obstrutiva, que pode acabar por desencadear o bruxismo e o ronco.
São problemas respiratórios que se relacionam com as estruturas ósseas da face. Ainda, esses problemas também causam o ressecamento das mucosas orais, o que estimula o aparecimento de cáries, tártaro e placas bacterianas.
A apneia obstrutiva do sono (SAOS) é a condição em que o paciente para de respirar por alguns segundos diversas vezes durante o sono por conta de alguma obstrução nas vias aéreas, que impediram a passagem de ar.
Além de prejudicar o sono, devido a dificuldade na oxigenação, a longo prazo a apneia também aumenta o risco dos pacientes desenvolverem hipertensão, depressão, diabetes e morte por derrame ou infarto.
Já o bruxismo é a condição em que o paciente coloca uma pressão ao apertar e ranger os dentes. Isso pode ocorrer tanto durante o dia, quanto à noite, na qual é mais comum.
Essa ação é involuntária e traz inúmeras complicações, como a Disfunção Temporomandibular (DTM), lascamento ou trincamento de dentes, hipertrofia da musculatura facial, dores na cabeça, ombros, maxilar, ouvidos, costas e pescoço, além de tonturas, vertigens e zumbidos no ouvido.
Como é feito o tratamento?
Como visto anteriormente, a Odontologia do Sono consegue evitar e tratar condições de distúrbios de sono e permitir que o paciente viva mais feliz e saudável.
Os principais tratamentos propostos nessa especialidade são os reposicionadores mandibulares e os retentores linguais, que auxiliam o paciente a diminuir sintomas e ter maior qualidade durante o sono. A realização de uma cirurgia ortognática também pode ser uma opção para adultos com esses problemas.
Entretanto, é importante avaliar as condições e especificidades apresentadas em cada paciente com um odontologista de confiança para determinar o melhor tratamento.
Para mais informações sobre a Odontologia do Sono e agendamento de consulta, contate a RR Medicina e Odontologia!
0 comentários