Queixo para trás: mentoplastia ou cirurgia ortognática?

por out 16, 2020Uncategorized4 Comentários

O formato ou a posição do seu queixo te incomodam? O queixo para trás é um dos principais problemas quando falamos nesse assunto. Esse não desenvolvimento mandibular  ou até mesmo do próprio mento costuma provocar um considerável incômodo estético. 

A falta de queixo acaba causando uma sensação de desarmonia facial, além de dá a impressão de sobra de tecidos moles abaixo da mandíbula, formando o que conhecemos como papada. 

Conheça as duas principais opções de tratamento para o queixo para trás e descubra qual delas é a escolha adequada para você.

Simetria do queixo

O queixo deve tocar uma linha vertical imaginária que atravessa a raiz do nariz. Quando a frente dessa linha, ou atrás dela, há alguma deformidade, que pode ser mais ou menos acentuada. 

Muitas pessoas têm a sensação de terem um nariz grande, enquanto na verdade o problema está no queixo. O seu mau posicionamento causa alterações visuais nas proporções de todo o rosto, por isso, é motivo frequente de procura por tratamentos estéticos. 

O tamanho anormal do queixo pode ter relação com alterações no desenvolvimento ósseo da face, deformidades ósseas, traumas, fraturas ou tumores. 

Quando o queixo estiver posicionado atrás em relação a essa linha, falamos em retrognatismo, que é causado por uma posição mais posterior da mandíbula, e pode levar a apneia do sono. O contrário, ou seja, se o queixo estiver avançado em relação ao parâmetro, falamos em prognatismo, normalmente resultante de uma hipotrofia da maxila ou hipertrofia da mandíbula. 

O primeiro caso é o que conhecemos popularmente como queixo para trás. 

Mentoplastia

A mentoplastia é a cirurgia plástica do queixo, recomendada para um reposicionamento. O procedimento é capaz de alongar, encurtar, reposicionar ou mesmo de modificar o formato dessa região. 

Por isso, a técnica é variável, e pode ser realizada através da inserção de próteses ou mesmo por meio do corte de ossos. 

No caso do queixo para trás, é feito o implante de uma prótese entre o músculo e o osso, alongando o queixo.

Cirurgia Ortognática 

A cirurgia ortognática é um procedimento que trata deformidades dentofaciais, visando restabelecer o padrão estético normal do rosto, equilibrando suas proporções. 

Durante a cirurgia, o especialista solta o maxilar superior e a mandíbula, fazendo uma nova fixação em posições corretas por meio de placas e parafusos de titânio. 

Qual o melhor tratamento?

É difícil dizer qual o tratamento ideal para queixo para trás sem uma análise cautelosa do caso. Normalmente, antes da cirurgia é realizado um planejamento 3D com auxílio de tomografias computadorizadas. 

Esse estudo minucioso com auxílio da tecnologia permite uma visualização assertiva dos resultados. Optar pela mentoplastia de maneira isolada pode acarretar resultados ruins, como acontece quando são realizados avanços maiores que 3 a 4 mm, que costumam produzir uma aparência envelhecida devido aos danos nos tecidos moles. 

Em todo caso, procure um profissional de sua confiança. Contar com alguém experiente é o melhor caminho para a sua satisfação.

queixo para trás

4 Comentários

  1. Wellington

    Qual a média de custo pra um procedimento desses e quanto tempo demora para recuperação.

    Responder
    • rodney capp

      Olá! Como vai?

      Os valores não podemos colocar por questão de ética;

      O tempo para a retomada da rotina dependendo da área que trabalha gira em torno de 7 dias, já a recuperação varia, sendo que pode ser entre 7 a 30 dias, dependendo do tipo de abordagem cirurgica e o resultado FINAL vem depois de cerca de 1 ano!

      Responder
  2. Thais

    Eu sou classe 2 mas não quero passar pela ortognática pois não tenho nenhum problema funcional. Você acredita que uma mentoplastia pra aumentar o queixo (por exemplo) melhoraria o meu caso?

    Responder
    • rodney capp

      Entendo seu medo, mas lembre-se a cirurgia Ortognática é um bem não somente estético, mas também FUNCIONAL, e dependendo do caso, somente uma cenoplastia pode ser o suficiente para a parte estética, porém o que recomendamos é fazer uma simulação com o uso de preenchedores para verificar se gosta ou não do novo formato do rosto, se aprovar, faça a mentoplastia que é um procedimento DEFINITIVO e irreversível, já os preenchedores são reversíveis quando feitos de maneira adequada, pois ficam somente dentro do organismo por um tempo dependendo do produto! Qualquer coisa estamos a disposição!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais posts

Parestesia tem Cura?

Parestesia tem Cura?

Você já se perguntou se a parestesia, aquela sensação de formigamento, dormência ou queimação em partes do corpo, tem cura? A boa notícia é que, na maioria dos casos, a parestesia é temporária e pode ser tratada com sucesso.